Ex-prefeitos de SJB e SFI com pé na disputa eleitoral campista
Rodrigo Gonçalves 07/10/2023 08:34 - Atualizado em 07/10/2023 08:37
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Junto e misturado
As vizinhas Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana se misturam em muitas coisas, e na política não é diferente. Tanto que dois ex-prefeitos da região que foram candidatos à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 2022 e tiveram votações expressivas em Campos têm seus nomes cogitados à disputa municipal em 2024 na planície goitacá. Nos últimos dias, duas movimentações aqueceram os bastidores da política colocando mais uma vez em evidência o nome da ex-prefeita de SJB e deputada estadual Carla Machado (PT) e o ex-prefeito de SFI e suplente de deputado Frederico Barbosa Lemos (SD).
De SJB a Campos
Com o nome citado em pesquisas para a Prefeitura de Campos e em meio a um impasse se pode ou não se candidatar ao Executivo do município, a ex-prefeita Carla Machado transferiu o seu título de eleitor para a cidade e disse que vai participar efetivamente da eleição campista em 2024. A mudança foi divulgada pela própria deputada em suas redes sociais. Ela esteve nessa quinta-feira (5) na sede da Justiça Eleitoral de Campos para realizar a transferência. Dos 34.658 votos que a deputada teve para a conquista da vaga na Alerj, 17.936 foram em Campos. Já em SJB, ela obteve 10.929.
Participação ativa
“Um velho ditado diz que o bom filho à casa retorna. Pois é, aproveitei o dia de ontem também para transferir o meu título eleitoral para Campos dos Goytacazes, cidade em que nasci e vivi toda a minha juventude”, iniciou Carla em sua postagem, acrescentando em outro trecho: “Participarei no próximo ano do processo eleitoral de Campos de forma ativa e, com a nossa experiência, dialogando com a base e unindo esforços com lideranças e com a sociedade, formularemos as políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento social e econômico dessa cidade tão importante para sua gente e para todo o território fluminense”, finalizou.
“Prefeito itinerante”
Esta coluna já noticiou por diversas vezes que o nome de Carla como cabeça de chapa à Prefeitura de Campos é dúvida até mesmo entre os petistas, diante de uma impossibilidade jurídica de a ex-prefeita de São João da Barra concorrer à terceira eleição majoritária consecutiva em município limítrofe. É a tese do prefeito itinerante no entendimento do STF, que se encaixaria a ela por já ter se reelegido prefeita da vizinha SJB em 2020. Neste caso, a aposta dos correligionários é tentar fazer com que Carla abrace uma futura candidatura do reitor do IFF, Jefferson Manhães (PT), à Prefeitura de Campos.
Retrospecto
Carla não sinalizou ainda sobre uma possível desistência na disputa e segue aparecendo em pesquisas a prefeitáveis de Campos. Procurada algumas vezes pela Folha para comentar os números que a colocam no páreo e também o possível impedimento eleitoral, Carla não tem respondido às mensagens. Na sua postagem, ela também não comentou sobre e aproveitou para fazer um retrospecto da sua relação com o município sanjoanense. “Todos sabem do meu amor e gratidão ao meu povo amigo de SJB, município que me acolheu aos 18 anos como servidora pública e me elegeu vereadora e prefeita por 4 mandatos”, disse Carla.
Outro nome
Após ter seu nome cogitado à disputa para vereador de Campos pelo deputado estadual Thiago Rangel (sem partido) na oposição, Frederico Barbosa Lemos demonstrou estar bem alinhado com o prefeito Wladimir Garotinho (PP). Eles tiveram um encontro nessa quinta (5), acompanhados da prefeita de SFI e esposa de Frederico, Francimara Barbosa Lemos (SD). “Juntos teremos força para que nosso interior seja verdadeiramente reconhecido e valorizado”, escreveu Wladimir na rede social. A postagem rendeu comentários do casal. “Sucesso e sorte sempre, campeão!”, escreveu Frederico, que, em julho deste ano, teve um encontro com Thiago Rangel em SFI, quando foi feito o convite para concorrer à Câmara de Campos.
Sobre o convite
Procurado pela coluna para comentar o encontro com o prefeito, Frederico disse que Wladimir é um grande amigo. “Nos reunimos, eu e a prefeita Francimara, com o prefeito que sempre nos recebeu muito bem. Discutir a união e o desenvolvimento de toda a região é fundamental para construirmos juntos o futuro de todos nós. Fico feliz demais pelo convite a participar das próximas eleições em Campos, onde, graças a Deus, muitos amigos e amigas me deram quase 11 mil votos na minha terra natal. Tenho conversado com minha esposa, família e nossas lideranças e em breve irei me pronunciar a respeito”, declarou o suplente de deputado, que em 2022 obteve 28.592 no total.
Campos e SFI
Mas antes mesmo de decidir o seu destino em Campos, o ex-prefeito tem outra missão que vem tirando o sono dele e da esposa, que é a sucessão da prefeita Francimara em SFI. Em seu segundo mandato, ela terá que escolher um nome do seu grupo para evitar um racha e a perda do controle da Prefeitura. Na disputa pela preferência da prefeita estão sete nomes, entre eles o vice-prefeito, mais três nomes do estafe municipal e três vereadores da base. “Em breve a prefeita e nosso grupo político também anunciarão o candidato ou candidata à sua sucessão”, disse o ex-prefeito. A própria Francimara pediu ao “povo de SFI que fique ligado” nas suas redes sociais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]