Com Saúde entre pior e melhor no governo, Frederico Paes ganha nova missão
Como vem mostrando o Blog Opiniões (aqui), do jornalista Aluysio Abreu Barbosa, “o que está ainda aberto ao pleito do próximo ano em Campos pode ser definido pela Saúde Pública. Além da pesquisa Iguape ter indagado qual a melhor e a pior área de atuação do prefeito Wladimir Garotinho, também perguntou, sem associar a ele, qual o maior problema do município. E 39,1% dos campistas disseram ser a Saúde Pública”.
A mesma pesquisa Iguape feita em 10 de julho, com 1.001 campistas, trouxe, no entanto, na avaliação como a melhor área de atuação do chefe do Executivo, a mesma Saúde Pública em segundo lugar, com 12,2%, vindo apenas depois de Obras (25,2% + 4,5% de Asfaltamento + 2,7% de Pavimentação = 32,4% de Obras).
Se entre pior e melhor ações do governo, a Saúde Pública aparece como fiel da balança, o vice-prefeito de Campos, Frederico Paes (MDB), ganhou um novo desafio justamente na área. Nesta terça-feira (5), o empresário, conhecido também por sua gestão na Saúde, foi às ruas com uma missão.
“A gente trabalha muito ao lado do prefeito Wladimir Garotinho para cuidar das pessoas e na Saúde essa missão é ainda mais desafiante. A pedido do prefeito Wladimir estou percorrendo nossas unidades e equipamentos da Saúde, vendo os avanços, constatando o que podemos e vamos melhorar com gestão, planejamento e atendimento humanizado. Iniciei pela UPH de Travessão, que passará por uma importante reforma. Vamos visitar todos hospitais, UPH’s e UBS’s. Vamos em frente. 'Bora trabalhar' ainda mais e fazer uma Saúde com infraestrutura, condições de trabalho e de atendimento cada vez melhor a população”, escreveu nas redes sociais, onde também postou vídeos e fotos.
Frederico lembrou que a UPH de Travessão será transformada em Clínica da Família. Com investimento de mais de R$ 1 milhão, a obra prevê a reforma geral do prédio, com ampliação da estrutura física. A unidade presta atendimento emergencial 24h e serviço ambulatorial nas especialidades de pediatra, geriatra, ginecologia, otorrinolaringologia, dermatologia, obstetra, alergista pediátrico, clínica médica, urologia e ortopedista.
No mesmo dia do início das visitas do vice-prefeito, a Saúde gerou embate na Câmara, movimentando boa parte da sessão. Vereadores da oposição relataram problemas na UPH de Ururaí, que teriam causado a morte de um morador por falta de atendimento devido. Governistas informaram que vão apurar o que aconteceu. O assunto acabou gerando um debate mais amplo com críticas e defesas à pasta. No fim, os vereadores assinaram juntos uma moção de pesar pela morte do morador de Ururaí. Por sugestão de Fred Machado (Cidadania), que se indignou com o rumo político da discussão, foi aprovado também um pedido para que a Prefeitura faça uma sindicância para verificar o que aconteceu na UPH de Ururaí.
Não é segredo que Wladimir tem em Frederico um suporte e tanto em seu governo, o que para muitos, inclusive, contribui diretamente para a boa avaliação do prefeito em alguns setores e regiões de Campos. Wladimir já afirmou que não abre mão de repetir a dobradinha na disputa ao próximo pleito e já fez diversos elogios públicos ao vice, como aconteceu ao participar do Folha no Ar, da Folha FM 98,3, no dia 11 de agosto deste ano (aqui).
— Frederico Paes é o meu candidato na reeleição a vice. Eu não abro mão disso, a não ser que ele não queira. Aí é uma decisão pessoal dele. Eu tenho amizade, eu tenho confiança nele. Frederico é uma pessoa muito correta. Então, eu não abro mão dele como vice, a não ser que ele não queira. É uma chapa que deu certo, é um governo que está dando certo, e ele tem muita responsabilidade nisso. É uma pessoa que esteve comigo nos meus momentos de dificuldade, nos meus momentos de incerteza (...) Acho ele um excelente gestor, me ajudou muito na área da Saúde, principalmente nessa questão dos hospitais, de mudança de fluxo interno nos hospitais para acabar com filas intermináveis, para acabar com corredores intermináveis — declarou Wladimir.
Outra pesquisa feita entre 10 e 12 de março, com 600 eleitores de Campos, a GPP, entre os que aprovam a administração municipal, o segundo motivo, dado por 17,7% dos eleitores, é a Saúde. Que é também o segundo motivo para reprovar a gestão. Entre os que o fazem, 24,2% também apontam a Saúde como causa. Como mostrou (aqui) também o Ponto Final, reproduzido no Blog Opiniões, aparentemente contraditória, mas talvez complementar, a avaliação da Saúde Pública de Campos foi feita em consulta espontânea.
Veja o vídeo: