No debate da Globo, Castro diz que Ponte da Integração será concluída em maio
Arnaldo Neto 28/09/2022 11:14 - Atualizado em 28/09/2022 11:15
Ponte da Integração contará com 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio
Ponte da Integração contará com 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio / Rodrigo Silveira



Durante o debate da TV Globo com os candidatos a governador do Rio de Janeiro mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais, nessa terça-feira (27), o atual mandatário, Cláudio Castro (PL), líder em todos levantamentos, foi alvo preferido, sobretudo nas questões levantadas sobre corrupção. No entanto, ele também aproveitou o momento para mandar alguns recados. E um foi diretamente para a população de São João da Barra: a conclusão da ponte da Integração. Segundo o atual governador, a obra será entregue no dia 31 de maio do próximo ano.

No embate com o pedetista Rodrigo Neves, Castro perguntou sobre o combate ao desemprego. E citou, já na formulação do questionamento, o Porto do Açu. Neves pontuou a desindustrialização do estado, com críticas ao atual governo. E afirmou que o Porto do Açu é um dos mais importantes do Brasil e da América do Sul, “mas, infelizmente, ele não tem desenvolvido toda a sua capacidade logística para gerar emprego para os trabalhadores do Norte e Noroeste Fluminense porque o seu governo, Cláudio Castro, infelizmente nada faz”.
Castro lembrou do Pacto RJ, elaborado pela Firjan, e que a intenção dessas ações de infraestrutura é aumentar o potencial da indústria. “Inclusive, a Ponte da Integração, você que é de São João da Barra, está esperando essa ponte há 40 anos. E ela vai ser entregue no dia 31 de maio do ano que vem”, afirmou o governador.
Além dos candidatos já citados, também participaram do debate Marcelo Freixo (PSB) e Paulo Ganime (Novo).
Novela da ponte — Em julho do ano passado (aqui), a Folha mostrou que a espera pode ser mais antiga, mas a promessa oficial de uma ponte ligando SJB ao antigo sertão, hoje São Francisco de Itabapoana, completou 40 anos. Os pilares da ponte João Figueiredo, lançada em 1981, jamais receberam os tabuleiros da pista — e nem há perspectiva para que isso aconteça. Em 2014, veio a promessa de outra ponte: a nova construção, diziam, seria mais econômica e célere do que se fossem utilizados os antigos pilares. A obra tinha um ano como prazo de conclusão, mas até agora não terminou.
No ano passado, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que a construção da ponte seria retomada imediatamente, se não houvesse impedimento por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No dia 22 de setembro, durante uma sessão, o presidente da Corte de Contas, Rodrigo Melo do Nascimento, disse que nunca houve nenhum impedimento quanto à conclusão, apesar das suspeitas de superfaturamento. Somente no início deste ano a movimentação no canteiro voltou a acontecer.
A nova ponte encurta a distância entre SJB e SFI em cerca de 80 quilômetros. Além disso, facilita o acesso entre o Distrito Industrial de Guarus, pertencente à Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), e o Porto do Açu. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio, já concluídos.
Para além da obra da Ponte, outra preocupação regional é com os acessos. Enquanto isso, mesmo sem ponte, as discussões são recorrentes sobre o nome que irá batizá-la (aqui).
 

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