Lula larga com vantagem nas quatro primeiras pesquisas de 2022
As quatro primeiras pesquisas eleitorais de 2022, divulgadas nesta semana, continuam apontando a liderança folgada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao Palácio do Planalto. Em duas delas, o petista aparece com chances de vencer ainda no primeiro turno. Em todas as sondagens, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda colocação, variando entre 23 e 25%. Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) pontuam na sequência.
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última quarta-feira, aponta Lula com 45%; Bolsonaro, com 23%; Moro, com 9%; Ciro, com 5%; João Doria (PSDB), com 3%; e Simone Tebet (MDB), com 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram. Ao todo, 8% dos entrevistados disseram que não votam em nenhum dos pré-candidatos e 4% estão indecisos.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Contando apenas os votos válidos, os números apontam possibilidade de decisão já no primeiro turno. Em possíveis cenários de segundo turno, o petista também teria vantagem em todos: 54% a 30%, contra Bolsonaro e Moro; 52% a 21% contra Ciro e 55% a 15% contra Doria. Os votos brancos ou nulos variam de 26% a 13%.
Essa é a mesma tendência apresentada pela Ipespe. No levantamento realizado entre 10 e 12 de janeiro, Lula tem 44%, Bolsonaro 24%; Moro 9%; Ciro 7%; Doria 2%; Tebet, Pacheco e D’Ávila 1%. Nenhum, branco ou nulo somam 6%, enquanto os indecisos são 7%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
Em um eventual segundo turno, o ex-presidente tem 56% a 31% contra Bolsonaro; 51% a 32% contra Moro; 51% a 25% contra Ciro; 53% a 20% contra Doria.
Publicada na quinta, a pesquisa BTG-Exame mostra Luiz Inácio Lula da Silva com 41%, seguido por Bolsonaro, com 11%; Ciro, com 7%; Doria, com 4%; e Pacheco, com 1%. Os demais não pontuaram.
Nos cenários testados em possíveis segundos turnos, o petista venceria em todos, variando de 49% (contra Bolsonaro e Doria) a 47% (contra Moro e Ciro). Os eventuais adversários oscilam entre 33% (Bolsonaro) a 25% (Ciro).
Já a pesquisa Exame/Ideia, feita entre 9 e 13 de janeiro, aponta números semelhantes à BTG-Exame. As duas foram realizadas por telefone.
O pré-candidato do PT teria 41%, enquanto Bolsonaro bate os 24%; Moro, 11%; Ciro, 7%; e Pacheco, 1%. Os demais também não pontuaram. Nos testes de segundo turno, Lula também leva grande vantagem, com exatamente os mesmos números da sondagem BTF-Exame. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

    Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

    Ex-vereadora Cecília Ribeiro tem casa invadida e roubada em Campos

    Foram levados R$ 67.500 em dinheiro, jóias e celulares; durante a ação, Cecília estava na residência com outras mulheres