Lula larga com vantagem nas quatro primeiras pesquisas de 2022
As quatro primeiras pesquisas eleitorais de 2022, divulgadas nesta semana, continuam apontando a liderança folgada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao Palácio do Planalto. Em duas delas, o petista aparece com chances de vencer ainda no primeiro turno. Em todas as sondagens, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda colocação, variando entre 23 e 25%. Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) pontuam na sequência.
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última quarta-feira, aponta Lula com 45%; Bolsonaro, com 23%; Moro, com 9%; Ciro, com 5%; João Doria (PSDB), com 3%; e Simone Tebet (MDB), com 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram. Ao todo, 8% dos entrevistados disseram que não votam em nenhum dos pré-candidatos e 4% estão indecisos.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Contando apenas os votos válidos, os números apontam possibilidade de decisão já no primeiro turno. Em possíveis cenários de segundo turno, o petista também teria vantagem em todos: 54% a 30%, contra Bolsonaro e Moro; 52% a 21% contra Ciro e 55% a 15% contra Doria. Os votos brancos ou nulos variam de 26% a 13%.
Essa é a mesma tendência apresentada pela Ipespe. No levantamento realizado entre 10 e 12 de janeiro, Lula tem 44%, Bolsonaro 24%; Moro 9%; Ciro 7%; Doria 2%; Tebet, Pacheco e D’Ávila 1%. Nenhum, branco ou nulo somam 6%, enquanto os indecisos são 7%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
Em um eventual segundo turno, o ex-presidente tem 56% a 31% contra Bolsonaro; 51% a 32% contra Moro; 51% a 25% contra Ciro; 53% a 20% contra Doria.
Publicada na quinta, a pesquisa BTG-Exame mostra Luiz Inácio Lula da Silva com 41%, seguido por Bolsonaro, com 11%; Ciro, com 7%; Doria, com 4%; e Pacheco, com 1%. Os demais não pontuaram.
Nos cenários testados em possíveis segundos turnos, o petista venceria em todos, variando de 49% (contra Bolsonaro e Doria) a 47% (contra Moro e Ciro). Os eventuais adversários oscilam entre 33% (Bolsonaro) a 25% (Ciro).
Já a pesquisa Exame/Ideia, feita entre 9 e 13 de janeiro, aponta números semelhantes à BTG-Exame. As duas foram realizadas por telefone.
O pré-candidato do PT teria 41%, enquanto Bolsonaro bate os 24%; Moro, 11%; Ciro, 7%; e Pacheco, 1%. Os demais também não pontuaram. Nos testes de segundo turno, Lula também leva grande vantagem, com exatamente os mesmos números da sondagem BTF-Exame. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS