Governo projeta custo do gás de cozinha 30% mais barato
30/08/2019 18:38 - Atualizado em 16/09/2019 13:33
A decisão do governo de acabar com a diferenciação de preços de gás de cozinha (GLP) pode fazer com que o valor do botijão caia até 30%. No Rio, por exemplo, essa queda viria em boa hora: o preço médio do vasilhame de 13 quilos está em R$ 67,68. E chega a R$ 75 em alguns pontos da cidade, segundo levantamento de preços disponível no site da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Atualmente, o botijão residencial de 13 kg tem subsídio da Petrobras, e os demais envasamentos não contam com o mesmo benefício, o que encarece outros produtos e envases para compensar perdas. A estatal é praticamente a única produtora e importadora e não divulga a forma como implementa essa política, o que impede a entrada de outros agentes no mercado.
"O fim da prática de preços diferenciados de GLP corrige distorções no mercado, entre o produto comercializado em botijões de até 13 kg e o granel, e incentiva a entrada de outros agentes nas etapas de produção e importação de GLP, ambas concentradas no agente de posição dominante. A mudança contribui com o aumento da oferta de GLP e o desenvolvimento do mercado", diz nota divulgada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Para fazer valer essa política, o governo revogou resolução do CNPE de 2005, que criou a política de diferenciação de preços, uma tentativa de privilegiar os consumidores de baixa renda. A análise do governo é que a medida não gerou resultados pretendidos e inibiu a entrada de novas empresas na atividade de produção, importação e distribuição, concentrando o mercado.
Para Aline Soaper, advogada e especialista em finanças, “o objetivo do governo é estimular a concorrência, trazendo mais empresas interessadas em fornecer o serviço com igualdade de condições para concorrer com a Petrobras, que dominou o mercado em razão do benefício e foi aumentando o preço do gás de cozinha ao longo do tempo.
Ao contrário do reajuste de preços com o fim do subsídio, a expectativa é que empresas concorrentes à Petrobras entrem na disputa pelo mercado de gás de cozinha e ofereçam o produto mais barato do que é praticado hoje, até mesmo através da importação de GLP de outros países", avalia Aline.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local