"Bacurau" estreia nesta quinta (29) no Kinoplex, em Campos
Matheus Berriel 28/08/2019 16:32 - Atualizado em 30/08/2019 13:16
Divulgação
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o filme “Bacurau” conseguiu a façanha de valorizar o cinema brasileiro no exterior num momento marcado por ataques à cultura, tendo conquistado em maio o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, feito inédito entre as produções nacionais. A honraria foi dividida com o francês “Os Miseráveis” (Les Misérables, 2019). Sucesso de público em sessões de pré-estreia em grandes cidades brasileiras, a obra estreia oficialmente nesta quinta-feira (29) em todo o país. Em Campos, será exibida na sala 2 do Kinoplex, cinema do shopping Avenida 28, às 15h30, 18h10 e 20h50.
— “Bacurau” é certamente o filme nacional mais esperado desse ano. Muito dessa expectativa se deve aos trabalhos anteriores de um de seus diretores, o pernambucano Kleber Mendonça Filho. que vem ganhando notoriedade nacional e principalmente internacional desde seu primeiro longa, “O som ao redor”, de 2012, e pelo excelente “Aquarius”, de 2016, que foi aclamado em Cannes — disse o publicitário Felipe Fernandes, crítico de cinema da Folha da Manhã. — Tem uma premissa instigante e, pela divulgação, traz elementos de western, suspense e ficção científica, pouco usuais em nosso cinema, mas sem perder mão da brasilidade, afinal “Bacurau” é uma pequena cidade no interior do Nordeste — acrescentou.
No roteiro futurista, o povoado Bacurau, situado no sertão pernambucano, some misteriosamente do mapa. Quando uma serie de assassinatos inexplicáveis começa a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas, como se defender de um inimigo desconhecido e implacável? No elenco, nomes como Sonia Braga, Karine Teles, Udo Kier, Bárbara Colen e Thomás Aquino entram em cena. O filme foi rodado entre março e maio de 2018, no Sertão do Seridó, Rio Grande do Norte, e contou com a colaboração de aproximadamente 800 pessoas de vários lugares do Brasil e também da França.
— Muito se fala do filme como uma experiência diferente dentro do cinema nacional, em um filme cheio de personalidade, que tem potencial para agradar o grande público e os cinéfilos, além do público do exterior — pontuou Felipe.
Além do tão comemorado Prêmio do Júri em Cannes, “Bacurau” foi escolhido o melhor filme no Festival de Cinema de Munique, em julho, e saiu triplamente premiado do Festival de Cine de Lima, neste mês, tendo faturado as categorias de melhor filme do júri oficial, melhor filme do júri da crítica e melhor direção. Ao todo, foram mais de 100 convites para exibições em festivais ao redor do mundo. Também neste mês, abriu o Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Segundo o historiador Aristides Soffiati, outro crítico de cinema da Folha, as opiniões têm sido divididas na crítica.
— Por um lado, uma parte tem visto o filme de uma forma substantiva, ou seja, o valor intrínseco do filme, que se situa mais ou menos no realismo fantástico da América Latina. E a outra parte da crítica acha que é um filme impróprio para esse momento, porque é muito violento. Os governos Federal e Estadual já estimulam muito a violência. E o filme acaba entrando nessa linha também. Mas, como não vi, não posso fazer uma apreciação mais clara — disse Soffiati.
Curiosamente, a estreia de “Bacurau” acontece dois dias após o filme ter sido desbancado por “A Vida Invisível”, do diretor Karim AÏnouz, para ser o postulante brasileiro a disputar o Oscar. O anúncio foi feito na terça-feira (27) pela Academia Brasileira de Cinema.
Outras novidades — Também estreiam nesta quinta no Kinoplex a comédia brasileira “O amor dá trabalho” e a britânica “Yesterday”. Para a primeira, sessões às 14h10, 18h50 e 21h na sala 1. Já para a segunda, às 16h10 (dublada), 18h40 e 21h10 (legendadas) na sala 3.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local