Despejo de entulho em rua chama a atenção
Virna Alencar 20/12/2018 22:47 - Atualizado em 25/12/2018 12:39
O descarte irregular de lixo em terrenos baldios da cidade ainda vem sendo uma das principais causas de desordem urbana em Campos. Ontem, a Folha da Manhã flagrou o despejo de entulhos em plena avenida Francisco Lamego, em frente a um salão de festas popular, na Orla I, em Guarus. O homem, sem nenhum pudor, retirava os restos de uma obra, atravessava a avenida com um carrinho e jogava no acostamento da pista. O assunto também foi tema de reportagem da Folha na edição do último dia 6 de novembro, quando o excesso de lixo foi flagrado em terrenos do Jóquei Clube e no distrito de Travessão. Segundo o superintendente de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Leonardo Barreto, por lei, o lixo é de responsabilidade de quem o gera. Campos conta com coleta de lixo e disponibiliza ecopontos e Pontos de Entrega Voluntária de Entulho (Peve), além disso, o projeto Reciclando Hábitos, tem o objetivo de mudar a cultura de descarte dos cidadãos, que é citada como principal fomentador do problema, pelo superintendente de Fiscalização de Posturas, Victor Montalvão.
A multa para quem faz o descarte irregular pode variar entre R$ 50 e R$ 1.500, com base na lei municipal de Resíduos Sólidos. Por dia, Campos produz 800 toneladas de resíduos, incluindo os domiciliares, de construção civil e unidades hospitalares, segundo Leonardo Barreto. De acordo com o secretário, Campos conta com sete Peves, onde devem ocorrer o descarte de entulhos. A inauguração de mais um ponto de descarte, o Ecoponto, construído pela Prefeitura, na Penha, está prevista para ocorrer no próximo dia 28. A previsão é de construir mais três Ecopontos em Travessão e no Farol de São Thomé, no início de 2019.
— Pela lei federal de resíduos sólidos, o resíduo é de responsabilidade do seu gerador. Contamos com uma equipe de limpeza, de educação ambiental e fiscalização. De janeiro a dezembro deste ano, chegamos a mil notificações. Destas, cerca de 75% foram resolvidas pelos próprios proprietários não sendo necessário chegar a aplicação de multa. Diante de uma denúncia, notificamos o responsável e se dentro de 72 horas ele não fizer a retirada do material, é multado”, disse, ressaltando que um trabalho educativo vem sendo realizado em escolas municipais, estaduais e particulares através do projeto Reciclando Hábitos.
Para Victor Montalvão, esse é um problema cultural. Ele disse que este ano o órgão já notificou mais de mil proprietários de terrenos baldios, sendo aplicadas 11 multas, conforme prevê o Código de Postura. Ele também destacou a questão da consciência da população sobre a poluição não só em área pública, como também em terrenos particulares, como forma de garantir a limpeza, saúde e segurança pública, já que muitos acabam utilizando esses locais para cometerem práticas ilícitas. “Infelizmente essa cultura está enraizada na cidade e nosso papel, enquanto gestores públicos, é desconstruir essa visão. A cidade mais limpa não é aquela em que a Prefeitura recolhe mais resíduos e, sim, aquela em que a população não suja”, declarou.
Em caso de denúncia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental pode ser acionada através do telefone (22) 981683515 e o órgão Postura pelo (22) 981683645.
Antes – Em novembro, a Folha da Manhã conferiu que as reclamações de moradores do Flamboyant e do distrito de Travessão, em Campos, quanto ao excesso de lixo e entulhos que se acumulavam em terrenos baldios. Um dos terrenos baldios, a cerca de 60 metros de um entulhodromo, na Raul Escobart, no prolongamento da Formosa, no Parque Flamboyant, acumulava entulhos, móveis velhos e lixos. Já na rua Projetada A, conhecida como rua da torre, em Travessão, uma grande quantidade de lixo também tomava conta de um terreno baldio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear