Chuvas regulares favoreceram agricultura em 2018
11/12/2018 17:20 - Atualizado em 17/12/2018 18:29
Supcom - Divulgação
Faltam poucos dias para o fim de 2018, mas a superintendência de Agricultura e Pecuária já comemora o ano de chuvas regulares, com intensidade acima do considerado normal para a região e bem distribuída praticamente durante todos os meses. A avaliação é do superintendente Nildo Cardoso, que acompanha todos os dados desde o início do ano e se mostrou surpreso com o quadro.
— Não tínhamos isso há mais de 10 anos. Em 2017 foram pouco mais de 600mm, mas a chuva intensa mesmo só caiu a partir de 30 de novembro. Já neste ano choveu regularmente em todos os meses. Até em julho e agosto, que são tradicionalmente secos, tivemos chuva, atingindo até agora mais de 1.000mm na média, considerando todo o município. E se continuar chovendo, podemos fechar 2018 com o dobro da chuva do ano anterior — observa Nildo.
Segundo o superintendente, a safra de cana de 2019 deverá ser bem melhor que a deste ano, que está no final e já mostrou alguma recuperação. Mas para quem explora culturas de ciclo mais curto, como verduras e legumes, o efeito foi sentido desde o início do ano. E o mesmo acontece com criadores de gado de leite e de corte, uma vez que as pastagens permaneceram verdes por todo o ano.
— Em 2017 fomos o único município da região a não decretar estado de emergência no final do ano passado e acabamos acertando, porque logo começou a chover. E de lá para cá, até hoje, temos gado gordo no campo, boa produção de carne e leite, bem como a de verduras, legumes, tubérculos e frutas. O produtor rural está rindo à toa, porque praticamente não precisou irrigar as lavouras — acrescenta Nildo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Prefeitura de Quissamã é condenada a pagar R$ 100 mil por falta de preservação do Complexo de Machadinha supreme

    Decisão é referente à ação do MPRJ para debelar o suposto estado de abandono do patrimônio histórico

    Sindicato dos hospitais alega atrasos de R$ 100 milhões e Prefeitura reafirma que repasse está em dia

    De acordo com o SindhNorte, o atraso dos repasses se acumularia desde 2016; Secretaria de Saúde diz que não há comprovações de dívida da atual gestão

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI