"Nosferatu" no Cineclube Goitacá
03/04/2018 16:35 - Atualizado em 05/04/2018 16:24
Um dos fundadores do Cineclube Goitacá, o professor e crítico de cinema Aristides Soffiati apresentará, na noite desta quarta-feira, o longa-metragem mudo “Nosferatu” (Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, 1922), com duração de uma hora e 34 minutos. Dirigido pelo alemão Friedrich Wilhelm Murnau, o clássico é uma adaptação do romance “Drácula” (Dracula, 1897), desenvolvida em cinco atos, com nomes de personagens e lugares alterados. A sessão está marcada para as 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, situado à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e Treze de Maio, no Centro de Campos. A entrada é gratuita.
De acordo com Aristides Soffiati, a escolha de “Nosferatu” vem como uma continuidade da linha proposta por ele ao Cineclube Goitacá, com filmes que ganharam destaque no cinema mudo. “Propus mostrar que os gêneros que a gente conhece hoje em dia, já existiam lá atrás, na era do cinema mudo. Já apresentei vários gêneros. Estão faltando o terror, suspense, comédia, musical, enfim. Então, vou apresentar esse filme como um expoente do gênero terror. É um clássico do terror, o primeiro filme significativo da saga de Drácula, uma adaptação destacada”, afirma o crítico.
Em “Nosferatu”, Friedrich Wilhelm Murnau apresenta o expressionismo alemão, que durante algum tempo influenciou até mesmo o cinema norte-americano. “O expressionismo alemão é uma linha muito importante, que usa a sombra, o claro e o escuro, usa a fumaça, várias formas de expressão. O Murnau foi um dos grandes representantes do cinema expressionista”, afirma Soffiati.
Diferentes formas de expressão são essenciais para que o espectador compreenda a mensagem dos filmes mudos. “Os grandes diretores vieram do cinema mudo. Na ausência da palavra, o cineasta tinha que usar as imagens, fazer as imagens falarem. Uma sombra, por exemplo, fala. A ausência de uma pessoa. Tudo isso fala. Era muito comum um cineasta desenvolver essa capacidade de usar a imagem no lugar da palavra. Acho que esse filme apresenta isso tudo, porque ele fala com uma outra linguagem além da palavra que não está presente. O Murnau foi um mestre nisso”, destaca o apresentador da noite.
Em “Nosferatu”, o agente imobiliário Thomas Hutter, interpretado por Gustav von Wangenheim, viaja até os Montes Cárpatos para fazer negócio. Lá chegando, descobre que seu cliente é o excêntrico Conde Orlok, personagem de Max Schereck, inspirado no Conde Drácula, que aterroriza a região. Para muitos especialistas, Orlok foi a principal representação de Drácula. Durante o tempo em que Hutter fica no castelo de Orlok, Ellen tem pressentimentos ruins, crises se sonambulismo e alucinações.
Quando retorna para Wisborg, Hutter trata de garantir a segurança da esposa. Mas, a esta altura, Orlok já espalhava peste pela cidade, devido aos ratos presentes em seus caixões. Como passou a morar de frente para a residência do casal, o vampiro inicia uma espécie de perseguição, motivada pela atração por Ellen. Durante a noite, aparece na janela do quarto desta, espionando-a. Eis que a mulher descobre ser a única capaz de deter Orlok, oferecendo-o seu próprio sangue.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

    Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

    Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

    Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local