Minas-Rio vai entrar na Etapa 3
Dora Paula Paes 03/02/2018 15:00 - Atualizado em 09/02/2018 15:08
O projeto do Sistema Minas-Rio, da Anglo American, vai entrar na terceira etapa. As obras estão previstas para a região de operação de mina — na região de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG) — e, também, dentro da área do Porto do Açu, em São João da Barra. No último dia 26 de janeiro, a Câmara Técnica Especializada de Atividade Minerárias (CMI) concedeu à Anglo American, as Licenças Prévia (LP) e de Instalação (LI). Com a autorização, a mineradora poderá iniciar as obras que permitirão a continuidade do negócio, elevando a produção para 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano (mtpa). O investimento estimado é da ordem de R$ 1 bilhão.
Divulgação
Segundo o gerente de Filtragem da Anglo American, Adarlan Silva, as obras no Porto do Açu consistirão em alguns investimentos menores, como a instalação de sistemas de dosagem de alguns reagentes e melhorias de performance. “Serão obras como a aquisição e montagem de sistemas de dosagem de reagentes e a substituição de equipamentos ou componentes por outros de maior performance e melhor confiabilidade”, exemplifica Adarlan.
Adarlan ressalta que as obras da filtragem no Porto do Açu serão feitas utilizando apenas a mão de obra já empregada na unidade. As novas contratações da Etapa 3 — até 800 pessoas no pico das obras e 100 novos postos permanentes após a conclusão — acontecerão apenas na área da mina, em Minas Gerais.
Em território fluminense, a única estrutura do Minas-Rio existente, além do Mineroduto (que percorre um total 33 municípios, sendo sete no Estado do Rio), é a etapa de filtragem no Porto do Açu. Já existiu um Centro de Treinamento em Campos, montado no início do projeto, e que abrigava a equipe de pré-operação. Esse Centro foi desativado em 2014.
Os trabalhos de preparação de área e de infraestrutura, como canteiro de obras e acessos, começam imediatamente. Em seguida, as primeiras obras serão a abertura da cava e o alteamento da barragem de rejeitos. As estruturas que permitirão o aumento da produção englobam, ainda, a instalação de diques de contenção de sedimentos, a expansão da pilha de estéril e as instalações do platô de apoio operacional e de uma nova flotação.
O Grupo Anglo American está presente no Brasil com a produção de níquel e minério de ferro, negócios que foram integrados em uma estrutura única em 2017.
A empresa produz minério de ferro a partir da mina e da usina localizadas em Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro (MG). O minério é transportado por mineroduto até a planta de filtragem no Açu e daí para o porto (São João da Barra- RJ), empreendimento que tem 50% de participação da Anglo American.
Expectativa por royalties do minério
Na região Norte Fluminense, mesmo as obras da Etapa 3 do Sistema Minas-Rio não projetando abertura de emprego, o projeto é considerado importante, principalmente, no momento em que se discute o pagamento dos royalties do minério ao municípios de origem, passagem e embarque.
O desempenho anual do setor também vem crescendo. A produção de minério de ferro do Minas-Rio no quarto trimestre de 2017 foi de 4 milhões de toneladas (em base úmida), uma redução de 19% em comparação com o mesmo período de 2016 em função do já esperado minério de baixo teor. Porém, no ano inteiro, a produção teve um aumento de 4%, para 16,8 milhões de toneladas de minério de ferro, visto que a operação continua o ramp-up dentro da atual capacidade operacional. Dados apresentados pela própria Anglo American no mês passado.
Sete municípios do Norte e Noroeste Fluminense serão beneficiados com a aprovação da Medida Provisória (MP) 789/17, assinada pelo presidente Michel Temer, em dezembro do ano passado, que aumentará a alíquota da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem).
Pelo projeto dentro do novo Marco Regulatório do Minério, as mineradoras pagarão uma espécie de royalties a estados e municípios. A MP irá contemplar 27 municípios no Estado do Rio, dentre eles, Porciúncula, Natividade, Campos, Cardoso Moreira, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana. São João da Barra receberá por embarque, no Porto do Açu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local