Orquestrando a Vida abre inscrições
02/02/2018 18:34 - Atualizado em 07/02/2018 15:21
A ONG Orquestrando a Vida, que atende, através da música, cerca de 250 crianças e jovens em Campos, abre inscrições, nesta segunda-feira (5), para suas orquestras infantis e juvenis. O projeto tem 100 novas vagas para candidatos com idades entre cinco e 14 anos, oferecidas gratuitamente. As inscrições podem ser feitas na sede da ONG, localizada na rua Baronesa da Lagoa Dourada, 147, no Centro. O atendimento acontece entre segundas e sextas-feiras, das 14h às 17h30. De acordo com o presidente da entidade, o maestro Jony William, a Orquestrando a Vida inicia seu 22º ano de atividades.
Orquestrando a Vida
Orquestrando a Vida / Divulgação
Ainda segundo Jony William, as 100 vagas que estão disponíveis são para o ensino de vários instrumentos.
— São eles: violino, viola, violoncelo, baixo acústico, trompete, trompa, trombone e clarineta — disse ele.
Em 2018, a Orquestrando a Vida trabalhará com cerca de 320 crianças e jovens em suas orquestras. No ato da inscrição, o responsável pelo candidato à vaga deverá levar os seguintes documentos: comprovante de residência, seus documentos e os documentos do menor.
Com os documentos entregues, será preenchido um formulário e, depois, haverá uma entrevista, marcada para os dias seguintes ao ato da inscrição.
— São ações rápidas, sem qualquer tipo de burocracia. Esperamos pela comunidade. Temos um trabalho sério que, nos últimos 21 anos, revelou grandes talentos. Nosso trabalho mudou a realidade de muitos jovens, os levando até a descoberta do magnífico caminho que a música oferece — concluiu Jony William.
História — Segundo Jony William, a Orquestrando a Vida surgiu há 21 anos. Ela é um núcleo de uma metodologia chamada El sistema. “É um sistema que revolucionou o mundo da música. Ele veio da Venezuela e está presente hoje em mais de 80 países. O objetivo é inserir crianças, desde bem novas, com três anos, por exemplo, em uma orquestra sinfônica”, explicou.
O maestro conta que o projeto começou com a chegada de delegação da El sistema da Venezuela para implantação no Brasil. “Ele aconteceu em Campos dentro do Centro de Cultura Musical, que criou o projeto. A gente começou a trabalhar, através de bolsas, para que crianças da periferia e de escolas públicas fossem inseridas no mundo da música, visando uma transformação social”.
Jony disse que a ONG começou com cerca de 30 crianças e em pouco tempo chegou a mais de 1.200. “O Centro de Cultura tinha seus limites financeiros e, com o aumento do número de alunos, a ONG precisou buscar padrinhos. Só que depois o projeto cresceu tanto que não tínhamos mais quem patrocinar e começamos a buscar alternativas. Até que um dia fizemos um concerto no Teatro Municipal do Rio e representantes da Dell’Art, maior produtora de música do país, se encantaram e começaram a nos representar. Através deles conseguimos vários parceiros e, por uns cinco anos, vivemos regularmente sustentando o projeto”, lembrou.
A ONG, desde então, já passou por vários momentos financeiros, como com perda de investidores, em 2012, e fôlego novo e patrocínio da concessionária Águas do Paraíba no ano passado. Independente da situação financeira, a ONG atende várias crianças, adolescentes e jovens em Campos através da música. (J.H.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local