TRE mantém condenação em processo da Cinquentinha
Aldir Sales 07/12/2017 21:42 - Atualizado em 10/12/2017 15:53
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve as condenações de Assis Gomes da Silva Neto e Thiago Calil, acusados de comprar votos a R$ 50 durante a eleição de 2008 com o objetivo de beneficiar a então prefeita Rosinha Garotinho. Ambos condenados a 3 anos e 3 meses de prisão no âmbito da Cinquentinha, operação da Polícia Federal (PF), que investigou os crimes eleitorais na zona rural do município. O plenário da Corte também manteve que a pena seja cumprida no regime aberto.
Na sentença original do juízo da 100ª Zona Eleitoral de Campos, a denúncia descreve “a associação estável de quatro réus para a compra de voto em troca de R$50,00 comandada pelo senhor Thiago Calil, principal articulador. O denunciado Assis Gomes da Silva Neto participava ativamente, auxiliando Núbia da Cunha Costa no pagamento e ajudava no transporte do dinheiro, enquanto o senhor José Geraldo Calil auxiliava nos pagamentos, controlava as listas de eleitores e ainda sua residência servia de base para a atuação da quadrilha. A conta corrente de Núbia foi utilizada por Thiago Calil para o pagamento da compra de votos dos eleitores, usando cheques em branco emitidos pela titular”.
O processo voltou ao TRE por decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou, por unanimidade, em março último, recurso dos dois réus. Eles recorriam contra o acórdão do TRE que, por maioria, deu parcial provimento ao recurso do Ministério Público Eleitoral para majorar as penas dos recorrentes.
Em primeira instância, o juízo julgou procedente a ação penal por três delitos de corrupção eleitoral, em continuidade delitiva, e por formação de quadrilha. A reclusão foi transformada em duas penas restritivas de direito.
A decisão do TSE negou seguimento ao recurso especial de Assis, mas deu parcial provimento ao de Thiago Calil, determinando o retorno dos autos ao TRE.
Outras 16 pessoas também foram denunciados originalmente no processo, no entanto, algumas foram enquadradas apenas no crime de compra/venda de voto, enquanto outros foram beneficiados com a suspensão do processo por colaboração com a Justiça. Ainda cabe recurso ao TSE.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

    Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

    Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

    Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local