Ação social melhora sorrisos
Paula Vigneron 12/12/2017 22:00 - Atualizado em 14/12/2017 16:04
“Vai sair bonito hoje, hein? Vai dar um sorriso colgate”. A frase foi dita ao primeiro paciente campista atendido pelo Projeto 32, originado do Projeto Amazonas. O trabalho foi idealizado pelo dentista Manoel Eduardo de Lima Machado, professor de odontologia da Universidade de São Paulo (USP). O projeto chegou a Campos nesta terça-feira, com uma ação realizada na Escola Municipal Ary Batista Rangel, no Parque Nova Canaã, em Guarus. Os atendimentos também serão feitos nesta quarta-feira, a partir das 9h. Os pacientes assistidos pela iniciativa passaram por uma pré-triagem para consultas de tratamento endodôntico (ou tratamento de canal).
Segundo Machado, o projeto oferece atendimento gratuito, com profissionais especializados e técnicas inovadoras utilizadas para tratamentos mais curtos. Adolescentes e adultos são o público-alvo do Projeto 32. Foram feitas restaurações dentárias e reabilitação dos pacientes. O professor explicou que a ideia é começar o trabalho em Campos, como existe na Amazônia, e, ao longo do tempo, expandi-lo para os demais campistas e aperfeiçoá-lo.
— O Projeto 32 usa novas tecnologias para que a gente possa realizar um tratamento de alta excelência a um custo mais baixo e em um período de tempo menor. Essa é a grande vantagem. O projeto faz questão de trabalhar em condições quase precárias para mostrar que, se você aplica essa metodologia, aqui, com sucesso e alta qualidade, você pode aplicar no seu consultório. E também é uma ação motivadora aos serviços de saúde da comunidade, do Estado, da Prefeitura, da Federação, para que eles possam utilizar métodos como esse e ter uma melhor relação custo-benefício — comentou Machado.
Dados do Instituto do Coração (Incor), de acordo com o profissional, comprovaram que 36% das mortes causadas por problemas cardíacos se originam a partir de infecções dentais. “Hoje, nós temos casos de AVC, que são comprovados de infecção dentária, e de aumento das taxas de arteriosclerose. Não é uma mensagem de pânico. Isso acontece em uma porcentagem muito baixa, mas é um alerta de não se negociar com infecção”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

    Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

    Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

    Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local