Ás de Ouro faz homenagem à Folha
Jhonattan Reis 09/12/2017 16:53 - Atualizado em 14/12/2017 16:21
Rodrigo Silveira
A escola de samba Ás de Ouro, fundada em 1984 e vencedora de seis carnavais em Campos, prestará homenagem aos 40 anos da Folha da Manhã — completados em 2018 —, no Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (11), dedicando o nono páreo ao grupo de comunicação pelos relevantes serviços prestados à comunidade do Norte e Noroeste Fluminense, como explicou o presidente da agremiação, Dalton Ribeiro Gomes, o Daltinho. Ele adiantou que a escola está com seu enredo para 2018 definido. “Foi dada a largada” aborda a importância do turfe brasileiro e a paixão pelo esporte no Brasil. Daltinho também comentou sobre a homenagem feita à Folha.
— Neste programa de corrida de cavalos eu dediquei cada um dos 10 páreos a amigos e parceiros. Entre os homenageados estão a Prefeitura Municipal de Campos, a Câmara Municipal de Vereadores e, claro, o próprio grupo Folha da Manhã, que completará, no próximo ano, quatro décadas se dedicando à população de Campos e das cidades da região, sendo que Aluysio Cardoso Barbosa (fundador da Folha da Manhã) era meu grande parceiro de turfe.
A diretora do Grupo Folha de Comunicação, Diva Abreu Barbosa, lembrou da paixão de Aluysio Cardoso Barbosa pelas corridas de cavalo.
— Fato é que ele vivia no jóquei. E foi lá que, nos anos 1960, ele conheceu Hervé Salvado Rodrigues, então proprietário do jornal A Notícia, que tinha uma projeção como a Folha da Manhã tem hoje na região. E Hervé convidou Aluysio para escrever sobre corridas de cavalos no jornal — disse.
E essa foi a porta de entrada de Aluysio Cardoso Barbosa para o jornalismo, explica Diva.
— Vendo o talento que Aluysio tinha para o jornalismo, Hervé o contratou para ser repórter d’A Notícia e o aconselhou a entrar na Faculdade de Filosofia de Campos para cursar jornalismo. Anos depois, Aluysio, que havia deixado a cidade e estava trabalhando no Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, foi convidado para ser diretor de redação do jornal A Notícia. Então, das corridas de cavalo Aluysio foi levado ao jornalismo. Era uma paixão. Lembro que ele passava as tardes de sábado vendo jóquei pela TV.
Destacando o enredo da Ás de Ouro para 2018, Daltinho, presidente da escola de samba há 30 anos, falou sobre a importância do turfe no Brasil.
— Há muitos apaixonados pelo esporte no país. E é um tema que, na verdade, vai abranger o mundo todo, porque nenhuma escola no mundo falou sobre essa história. Inclusive, foi daí que surgiu o tema, que escolhemos ainda no ano passado. O enredo trata de tudo: corridas, jogos, pistas pesadas, pistas leves, narrador, Juvenal, maior ganhador da história de prêmios no Brasil e várias outras coisas.
Daltinho ainda apresentou o samba enredo, do compositor Bambu, tendo Jardel do Cavaco como intérprete e Renato Salgado como Mestre de Bateria, sendo o carnavalesco Roney Gandão.
— O samba diz “que partida boa / Lá vão eles alinhados competir / Assim é uma corrida de cavalos / Às vezes o fotochart vai decidir / Ainda é de madrugada / Em pista leve ou pesada / Jóqueis e joquetas vão treinar / Hoje a Ás de Ouro presta homenagem / O turfe brasileiro vem mostrar. Gávea, cidade jardim / Esse programa não é mole não / Tem favorito pangaré e azarão”. Depois, “E chegando o grande dia / Muito glamour e montaria / No grande prêmio Brasil / E assim em verdade disparada / Contorna a curva de chegada / Lá que vem o campeão / E aí grita emocionado o narrador / Lá vem o Juvenal / Não perde mais / E o vencedor. Foi dada a Largada / Não posso perder / O meu cavalo / E o vencedor não é placê”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local