Parque da Restinga do Barreto festeja fundação
- Atualizado em 01/12/2017 18:41
Parque Municipal da Restinga do Barreto
Parque Municipal da Restinga do Barreto / Divulgação
O Parque Natural da Restinga do Barreto comemorou um ano de fundação. Para marcar a data, alunos-músicos das escolas municipais Generino Teotônio de Luna, com a banda marcial, e Olga Benário Prestes, cujo coral interpretou o hino de Macaé, encantaram o público. Estiveram presentes cerca de 200 pessoas, incluindo agentes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e representantes da Associação de Moradores do São José do Barreto.
O responsável pelo Parque do Barreto, o biólogo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Henrique Abrahão Charles, ficou emocionado com o primeiro aniversário desse espaço. “Ter participado na organização de sua estrutura, criando brinquedos e atuando na sua ordenação e arranjo, de modo a ver sua transformação, me sensibiliza”, comenta.
Para a professora de ciências da escola Generino Teotônio de Luna, Rita Charles, o Parque do Barreto tem muita importância por produzir conhecimento. “Nossos alunos e alunas aprendem sobre o bioma de restinga, sua flora e fauna, a influência do mar, do solo arenoso e também usufruem de lazer”, aponta.
Já a também professora de ciências da escola Olga Benário Prestes, Patrícia Barbosa, disse que seus alunos têm testemunhado o crescimento do parque nesse um ano de existência. “Sua manutenção é necessária para toda a sociedade macaense e a união entre entretenimento e aprendizado valoriza essa área significativamente”, conta.
  • Parque Municipal da Restinga do Barreto

    Parque Municipal da Restinga do Barreto

  • Parque Municipal da Restinga do Barreto

    Parque Municipal da Restinga do Barreto

Segundo as alunas da escola Generino, Josilaine Crespo, de 12 anos, e Evelyn Nascimento, de 11 anos, no Parque do Barreto há a oportunidade de um maior contato com a natureza. Outro ponto destacado é a criatividade dos coordenadores que transformam pneus e madeiras em brinquedos para os visitantes. Lá, túneis, escorregas e mesas para piqueniques enriquecem o ambiente, tornando-o mais confortável para quem frequenta o parque.
Os adolescentes Matheus Souza, de 15 anos, e Wanderson Vinícius, da mesma idade, da escola Olga Benário, gostam das trilhas, das plantas e da paisagem do local, além do campo de futebol.
Restinga — Este ecossistema de restinga caracteriza-se por ser um terreno arenoso, criado pela sedimentação de rios e depósitos marítimos, ao longo de milhares de anos, com forte influência do vento, do sal, do sol e das mudanças das marés. A área possui vegetação típica, com plantas muito resistentes às variações de temperatura e aridez do solo - com cactos, bromélias e pitangueiras. Esta vegetação, capaz de preservar as dunas, é fundamental para conter o avanço do mar e preservar a exuberante fauna local.
Visitação de Escolas
Aberto à visitação de escolas municipais, o parque oferece visita guiada. O agendamento para passeio pode ser feito pelo e-mail parquebarreto.sema@gmail.com. As visitas guiadas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Centenas de alunos de instituições de ensino da rede pública de ensino têm curtido o parque, que conta com quase 32 hectares, sendo o segundo maior das Américas, em área exclusiva de restinga. Fica próximo ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e sua criação foi motivo de comemoração pela sua finalidade de preservação ambiental.
Fins recreativos
A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade é o órgão gestor responsável pela supervisão, tutela, administração, fiscalização e normatização do parque. Sua meta é preservar a fauna e possibilitar recreação e até empreendimentos voltados para o seu uso adequado. Um parque ecológico permite que as pessoas utilizem a área para fins recreativos, tanto para a contemplação da beleza cênica da natureza, quanto para a educação ambiental. Com proteção da rica fauna local e da flora onde há plantas peculiares, o parque está no percurso de aves migratórias provenientes das regiões Norte e Sul.
Viveiro para reabilitação de animais silvestres
O Parque do Barreto também possui um viveiro para reabilitação de animais silvestres e uma estufa com diversas plantas. A área preserva o ecossistema natural remanescente da restinga da praia e recupera a cobertura vegetal nativa, restaurando a diversidade natural e garantindo a perpetuação de espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local