Hora do 'Dentinho Saudável'
Dora Paula Paes - Atualizado em 16/09/2024 10:36
Reprodução
Por uma boca saudável. O município de Campos criou o programa “Clube do Dentinho Saudável”. O Departamento de Odontologia, da Secretaria Municipal de Saúde de Campos, realiza ações visando a redução do risco de doença de uma forma geral, mas em especial, a melhoria da saúde bucal para alunos de creches escolas e diversas instituições. O propósito é ampliar o público que inclui idosos, pessoas com deficiência física e intelectual, pessoas em situação de rua e com vulnerabilidade social; grupos que frequentam instituições, ongs, projetos, associações e programas da Prefeitura.

As ações Clube do Dentinho Saudável, em 2024, acontecem em escolas e creches municipais, Asilo do Carmo; APOE, Defesa Civil, Policlínica do Servidor, Asilo Monsenhor Severino, Residência Inclusiva, CentroPop; Lar Fabiano de Cristo, Ong Luz e Vida, Lar Cidadão e Residência Inclusiva 2.

Os procedimentos, junto ao grupo atendido, são palestras, escovação supervisionada, flúor e atendimento clínico com técnica de TRA (Tratamento Restaurador Atraumático), que trata lesões cariosas pequenas e médias sem uso de motorzinho do consultório.

Em números no ano de 2024 até julho foram realizados 11.042 procedimentos. Destes, foram realizadas 691 palestras. Ao longo de 2023 foram 16.255 procedimentos, com 1.676 palestras. Em 2022 foram 8.905 procedimentos, com 1.660 palestras, e em 2021 foram 5.681 procedimentos, com 3.221 palestras. A coordenação do programa estima que cada palestra tenha um público de no mínimo 15 pessoas, sejam ouvintes pela primeira vez ou ouvintes de outras temáticas que são levadas ao público através de campanhas.

“É importante lembrar que em nossas palestras também participam pais e responsáveis para esclarecimentos e autorização dos procedimentos com a técnica de TRA (Tratamento Restaurador Atraumático) e fazemos rodas de conversa para equipes de profissionais que compõem locais que visitamos, visto que para a promoção da saúde é fundamental a participação social e com conscientização das ações realizadas. Nossas ações buscam a melhoria da qualidade de vida da população, propondo um olhar que vai além do tratamento de doenças. O foco é o bem-estar do indivíduo como um todo, sendo que, para isso, é necessário avaliarmos uma série de fatores em seu entorno, abrangendo um conjunto de práticas que têm o intuito de melhorar o conhecimento, colaborando para autonomia e autocuidado”, explica a dentista Conceição Luiza Tavares, supervisora do Programa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS