Caio volta a mirar Carla para tentar evitar avanço dela em Campos
- Atualizado em 18/11/2023 08:39
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Caio x Carla
Com o nome da deputada estadual Carla Machado (PT) aparecendo cada vez mais como possível candidata à Prefeitura de Campos, com apoio do grupo dos Bacellar, caso não haja impedimentos judiciais, o deputado federal Caio Vianna (PSD) tem se posicionado contrário à ex-prefeita de São João da Barra nas redes sociais. A exemplo do que fez recentemente, ao som do forró “Se Acabou”, com um print de uma matéria sobre impedimento jurídico de Carla de entrar na disputa, Caio mirou mais uma vez Machado nessa sexta-feira (17) em um comentário feito em uma rede social.
Ataques 
Cogitada como uma alternativa eleitoral ao PT de Campos, no qual o reitor do IFF, Jefferson Manhães (PT), também é especulado para a disputa à Prefeitura, Carla teve sua elegibilidade e posicionamento político questionados por Caio. “Carla não é esquerda, muito menos petista. Apenas está no partido. Dizem que por enquanto. Segundo: está inelegível. E o principal: após 20 anos do grupo dela administrando São João da Barra, a cidade que tem a per capita por habitante 5 vezes maior que Campos não resolveu problemas básicos: nenhum bairro com água e esgoto tratado, mais de 70% da população na extrema pobreza. Sendo assim, fica difícil fazer qualquer comparação entre ela e o Jefferson”.
Nome em embates 
Com o título já transferido para Campos, Carla não comenta diretamente sobre ser candidata no município, mas já é também nome certo nos embates entre os Garotinhos e Bacellar, como já mostramos aqui. Juristas divergem se a ex-prefeita de SJB seria impedida de entrar na disputa à Prefeitura campista pela tese do “prefeito itinerante”, por ter vindo de uma reeleição no Executivo sanjoanense, mas o fato de ela ter renunciado para concorrer ao cargo de deputada estadual é visto como uma escapatória. Carla também tenta reverter uma decisão do Tribunal Regional Federal do RJ, que a tornou inelegível por improbidade administrativa. A coluna procurou Carla para responder a Caio, mas não obteve retorno.
Comércio fechado 
Com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT22/23) do comércio sem vigência desde o dia 31 de outubro, o feriado estadual da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20), deverá ser respeitado integralmente pelos lojistas. Sendo assim, os estabelecimentos comerciais não poderão abrir, seguindo a legislação vigente. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo), Maurício Cabral, a Convenção Coletiva para o período 2023/2024 já está sendo negociada.
Feriados 
Para 2024, o Sindivarejo pretende debater melhor a questão dos feriados, compensando alguns deles em outros dias, em comum acordo, para evitar perdas ao comerciante e também ao vendedor. “Tivemos um excesso de feriados em 2023, sendo nove caindo em dias úteis que causaram o prolongamento de feriado, o chamado ‘enforcamento’. Com os ‘enforcamentos’, houve a possibilidade de cerca de 20 dias de folga, incluindo os sábados, considerado pelo varejo o melhor dia de vendas da semana. Este número excessivo de dias parados prejudicou o comércio, como também aquele comerciário que trabalha com comissões”.
Patrimônio imaterial
No último dia 23, a ONG Orquestrando a Vida foi oficialmente declarada “Patrimônio Imaterial e Cultural de Campos”, conforme a Lei n° 9.387/2023, do vereador Raphael Thuin (PTB). O reconhecimento foi baseado no trabalho cultural e de inclusão que a ONG realiza no município há 27 anos, onde já atendeu a cerca de 6 mil alunos, tanto campistas como de cidades vizinhas. O projeto de lei foi aprovado no Legislativo e encaminhado para o Poder Executivo. “Esse reconhecimento permitirá à ONG buscar mais apoio para continuar levando esperança para os jovens por meio da música, tirando das ruas e das mazelas da sociedade”, avaliou Thuin.
Eleição argentina
Depois de meses de uma campanha eleitoral quente, nossos vizinhos argentinos vão às urnas neste domingo (19) para escolher, entre o peronista Sergio Massa e o ultraliberal Javier Milei, o novo presidente da República. A dois dias do segundo turno das eleições, as principais pesquisas de intenção de voto mostram resultados apertados, com empate técnico e pequena vantagem para Milei. Os levantamentos também apontam índices de rejeição dos dois candidatos acima dos 50%.
Mercosul
Apesar do discurso agressivo em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da promessa de retirar a Argentina do Mercosul se for eleito, representantes de Milei afirmaram a diplomatas brasileiros que essa postura é parte da estratégia de campanha. Segundo a colunista de O Globo Malu Gaspar, em um documento interno que circula na cúpula do Itamaraty, a candidata a vice Victoria Villarruel e a deputada nacional eleita Diana Mondino fizeram contatos reservados com a Embaixada do Brasil em Buenos Aires para reafirmar “a importância central das relações com o Brasil”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS