Cláudio Castro escolhe o procurador Antonio José Campos Moreira para comandar o MP do Rio
Gabriel Torres 02/01/2025 16:12 - Atualizado em 02/01/2025 17:53
Antonio José Campos Moreira
Antonio José Campos Moreira / Foto: CODCOM/ MPRJ


O governador Cláudio Castro (PL) escolheu Antonio José Campos Moreira como o novo procurador-geral de Justiça do Rio. O anúncio foi feito por Castro na tarde desta quinta-feira (2) logo após receber a lista tríplice, entregue pelo atual procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos. Com 583 votos (62,75%), o procurador foi o candidato mais votado na eleição realizada no último dia 2 de dezembro. O ato de nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Antonio José tomará posse em 17 de janeiro, data em que terá início seu mandato, até 16 de janeiro de 2027. A sessão solene será realizada no Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
O procurador Antonio José Campos Moreira está no Ministério Público há 37 anos, quando entrou na carreira por meio de concurso público para promotor de justiça. Antonio José já tem experiência na função, pois chegou a substituir Mattos por dois meses, quando o procurador-geral precisou se descompatibilizar do cargo para concorrer à reeleição, em 2022, na qual foi eleito par ao segundo biênio. Castro fundamentou sua escolha: "decano, experiente e possui a credibilidade da classe".
O promotor de Justiça Fabiano Rangel Moreira comentou a escolha do governador. Ele destacou o respeito à tradição democrática do Ministério Público e a trajetória de Antonio José Campos Moreira.”A escolha do governador demonstra respeito à tradição democrática do Ministério Público, considerando que ele foi o mais votado pela classe. Antônio José possui uma trajetória sólida, marcada por importantes ações na área criminal. Sua nomeação reforça o compromisso com a autonomia institucional e com a defesa dos direitos da sociedade. Trata-se de uma decisão que valoriza a competência e a representatividade, promovendo estabilidade e confiança no Ministério Público”, disse Fabiano.
A advogada Mariana Lontra Costa, presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campos, ressaltou a trejetória de atuações destacadas do novo procurador-geral de Justiça do Rio."O ilustre Antônio José Campos Moreira nomeado como Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro é reconhecido por sua trajetória marcada por atuações destacadas e relevantes dentro do Ministério Público. Tem experiência, já tendo exercido outros cargos de chefia e coordenação com ética, competência e zelo. Reforçando sempre a independência e a eficiência do Órgão. Sem dúvida, sua liderança promete fortalecer as ações do MP/RJ no combate à corrupção e na promoção da justiça social, intensificando a confiança da sociedade nas instituições", falou Mariana.
Carreira
Logo no início da profissão, Antonio José se destacou como chefe de gabinete do então procurador-geral de Justiça, Antônio Carlos Biscaia, no estouro da fortaleza do bicheiro Castor de Andrade, em Bangu, em 1994. Na época, o contraventor chegou a perguntar que "polícia era essa", cujos nomes não constavam em sua lista de pagamento de propinas. Na verdade, Biscaia e Antonio José chamaram policiais do serviço reservado da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para atuarem na operação policial no bunker de Castor. Foi nessa ação que saiu a "lista de propinas" do contraventor com nomes de políticos, policiais e famosos.
Antonio José também professor de direito penal e assumiu vários cargos de chefia e coordenação criminal no MPRJ ao longo da carreira. Ele foi o coordenador da primeira formação do grupo das Centrais de Inquérito (1995/1996), além de chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.

Com informações O Globo e MPRJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS