Tempero político na Feijoada da Folha
Channa Vieira, Éder Souza, Ingrid Silva, Maria Laura Gomes, Mário Sérgio Junior, Rafael Khenaifes e Yasmim Lima 03/07/2024 11:06 - Atualizado em 03/07/2024 11:57
Feijoada Folha
Feijoada Folha / Rodrigo Silveira
Repetindo a tradição de reunir políticos, a Feijoada da Folha se mostrou mais uma vez como um espaço de congregação de ideias, articulação e democracia. No Rancho Gabriela, na RJ 158, no último sábado (29), centenas de pessoas, entre elas prefeitos, vereadores, pré-candidatos e representantes de diferentes setores, marcaram presença na 31ª edição do evento, que festejou os 46 anos do Grupo Folha.
Em ano eleitoral, a expectativa dos pré-candidatos tanto para eleição majoritária quanto para proporcional foi o tom dos depoimentos.
Além de políticos de Campos, as cidades vizinhas também foram representadas na festa com lideranças e políticos de municípios como São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Quissamã, mostrando o prestígio da feijoada mais famosa do interior do Rio de Janeiro.
“As pesquisas mostram um favoritismo, a gente fica agradecido com a confiança da população, mas ainda estou focado no trabalho à frente da Prefeitura e assim que tiver um momento eleitoral a gente vai apresentar mais propostas para o futuro”.
Wladimir Garotinho (PP), prefeito de Campos
“As expectativas são as melhores, porque Campos tem a grande oportunidade de deixar esse antigo ciclo para trás e formar agora uma nova política de transformação. Com absoluta certeza, acredito que a eleição vá para segundo turno”.
Delegada Madeleine (União), pré-candidata a prefeita
“Nós viemos construindo com muita esperança. Nós temos a certeza que vamos comunicar com a população, mostrar que temos que avançar em muitas áreas, tem áreas muito deficitárias. Tenho absoluta certeza que nós vamos ter o segundo turno”.
Professor Jefferson Azevedo (PT), pré-candidato a prefeito
“A importância da feijoada acontece há 31 anos, um evento importante a nível nacional e temos que agradecer ao Grupo Folha. É um encontro de famílias. Vejo a eleição como uma missão. Terá dois turnos, não há dúvidas. A eleição será disputada”.
Jorge Magal (SD), pré-candidato a prefeito
“Todas as pesquisas até agora têm mostrado que a gente deve ter uma vitória no primeiro turno. A gente tem feito pesquisa interna, tem mostrado resultados e nada melhor do que a resposta que a gente pode dar é na urnas”.
Frederico Paes (MDB), vice-prefeito de Campos
“Não existe polarização, ainda tem muita coisa para acontecer. Muitos candidatos vão sucumbir no caminho por problemas. Política é oferecer o melhor para a sociedade”.
Fabrício Lírio (Rede), pré-candidato a prefeito
“O prognóstico das pesquisas indica que Wladimir tem uma boa avaliação e acho que é uma vitória bem encaminhada no 1º turno. Em SJB, a minha missão hoje foi ajudar a formar uma nominata do PL forte, para que a gente possa eleger de dois a três vereadores”.
Bruno Dauaire, deputado estadual licenciado e secretário estadual de Habitação
“A gente está aí, na caminhada, na perspectiva para a sucessão. Meu pré-candidato a prefeito é o meu vice Marcelo Batista, homem da política de Quissamã, conhecidíssimo, preparado, competente, já foi presidente da Câmara, vereador, secretário de várias pastas”.
Fátima Pacheco, prefeita de Quissamã
“Estamos com a expectativa muito boa, porque estamos em um ano muito promissor, porque queremos evoluir com a nossa cidade e fazer um trabalho em prol de todos os munícipes. Além disso, vamos dar continuidade ao trabalho da prefeita Fátima Pacheco”.
Marcelo Batista (PP), vice-prefeito de Quissamã e pré-candidato
“A gente está aí como pré-candidata para a sucessão da prefeita Francimara. E estamos caminhando dia a dia, vendo que realmente está crescendo. As expectativas são as melhores possíveis. Nós estamos no caminho certo e estamos trilhando para isso”.
Yara Cinthia (SD), pré-candidata a prefeita de SFI
“A eleição de São João da Barra não está definida. Tem muita coisa para acontecer. Nosso trabalho está só iniciando, ainda somos pré-candidatos, mas podemos dizer para a população que estamos firmes. Vamos até o final para dar um grito de liberdade”.
Danilo Barreto (Novo), pré-candidato a prefeito de SJB
“Eu tenho a minha definição, meu partido também já se definiu e nós estaremos apoiando a reeleição de Wladimir e apoiando o meu amigo Maninho. Se fosse uma questão normal, eu acho que seria decidido no 1º turno, mas nós sabemos como os adversários jogam”.
Arnaldo Vianna, ex-prefeito de Campos
“Tenho absoluta convicção de que teremos uma eleição com dois turnos em Campos. É uma eleição que as pessoas agora vão entender bem o que está acontecendo no município. Acho também que é muito importante a gente ter uma renovação na Câmara”.
Sérgio Mendes, ex-prefeito de Campos
“Acho que, por enquanto, o Wladimir é o franco favorito, até que mostre alguma coisa ao contrário disso. Ele está fazendo um governo regular na área de saúde, eu trabalho na área de saúde, eu sou testemunha disso. Vamos ver, vamos torcer para o melhor para Campos”.
Alexandre Mocaiber, ex-prefeito de Campos
“Lá em Quissamã, nós somos oposição ao governo e, hoje, nós estamos com a articulação para juntar com as oposições, mas tem mais dois pré-candidatos. Mesmo se não conseguir juntar com todos, nossas chances são reais”.
Armando Carneiro, ex-prefeito de Quissamã
“Eleição é sempre uma caixa de surpresa. Não existe eleição ganha, não tem como a gente fazer previsões. Acho que o governo que o Wladimir tem realizado, a população vai poder escolher se quer dar continuidade ou se vai regredir. Acho que o 1º turno é o Wladimir”.
Thiago Ferrugem, ex-chefe de Gabinete de Wladimir
“O Wladimir vem fazendo um bom trabalho. Acredito, até por conta das pesquisas, que vai dar 1º turno, mas eleição é aquilo, quando abre as urnas. Nós estamos na pré-campanha ainda, então depois das convenções, eu acho que os debates vão se acirrar”.
Juninho Virgílio (Podemos), vereador de Campos
“Tenho certeza que vai ter 2º turno. A campanha vai começar ainda. Acho que quando todo mundo realmente começar a falar da realidade que existe, tirando a fábrica de magia que o prefeito inventa na rede social, o povo vai ver qual é a realidade”. 
Raphael Thuin (PRD), vereador de Campos e pré-candidato a vice-prefeito
“Se a eleição fosse hoje, eu creio que não haveria 2º turno, mas a política é muito dinâmica. O prefeito tem trabalhado muito, então não é o já ganhou, mas é muito trabalho. Sobre a Câmara, creio que a renovação vai ser menor do que no pleito passado”.
Álvaro Oliveira, ex-vereador de Campos
“Eu avalio o cenário político para a Prefeitura como indefinido ainda. Acredito no 2º turno, principalmente com a entrada do PT agora, do professor Jefferson. Sobre a Câmara, acredito que a renovação vai ser um pouco menor do que na legislatura passada”.
Jorginho Virgílio (União), vereador de Campos e pré-candidato
“A gente avalia o cenário político muito disputado. Que tenham boas ideias e que fique essas ideias boas para aquele que vencer, colocar em prática. Na Câmara, a gente vai ter bons quadros, porque um município sem oposição, muitas vezes acomoda até o prefeito”.
Fred Machado, vereador de Campos e pré-candidato
“Primeiro a gente está se aproximando do período das convenções, mas as pesquisas mostram que mais da metade das pessoas não sabem ainda em quem votar. Então eu acho que nós vamos viver uma eleição ainda muito instável, que tudo pode acontecer”.
Helinho Nahim, vereador de Campos e pré-candidato
“Wladimir tem feito um trabalho de reconstrução do nosso município, que está sendo muito bem avaliado pela população. Essa popularidade tem tudo para se reverter numa vitória no 1º turno. A Câmara também vai se renovar, talvez não tanto como a última”.
André Oliveira (MDB), vereador de Campos e pré-candidato
“Acredito que o prefeito Wladimir leva no 1º turno e, se Deus quiser, eu quero estar junto com ele na Câmara. Acredito que vai ter uma boa renovação na Câmara, não como a última vez, que 20 vereadores saíram, então foi a maior renovação nos últimos tempos”.
Luiz Alberto Neném, ex-vereador de Campos e pré-candidato
“Campos terá 2º turno. O governo atual tem muitos pontos negativos. Aposto na Delegada Madeleine, como uma mulher preparada para administrar nossa cidade. Na Câmara, vejo que alguns nomes vão ser reeleitos, mas também há muito espaço para a renovação”.
Bruno Vianna (PSD), ex-vereador de Campos e pré-candidato
“Temos trabalhado bastante para que a gente resolva as eleições no 1º turno. Hoje, quando a gente pega as pesquisas e enxerga que o prefeito está com 75% de aprovação, isso é um bom sinal. Sobre a Câmara, acredito numa renovação de uns 30, 40%”.
Dudu Azevedo, pré-candidato a vereador de Campos
“As minhas expectativas são muito boas. Acredito que esse é o momento de fazer uma transformação, principalmente no cenário político com a participação feminina. Eu acredito que há possibilidade sim de segundo turno, e é importante ter essa possibilidade”.
Cláudia Eleonora (União), pré-candidata a vereadora
“O PT vai indicar dentro do momento certo das convenções o nosso pré-candidato Jefferson e nós estamos com expectativas muito boas em relação à questão de apresentação de propostas para que a gente possa apresentar à sociedade campista a forma do PT governar”.
Odisséia de Carvalho (PT), presidente do PT Campos e pré-candidata a vereadora
“Eu acredito muito no 2º turno, principalmente porque o PT se mostrou um partido muito democrático nesse processo de decisão que foi longo, mas apontou o professor Jefferson, essa pré-candidatura que eu acredito que vai ser muito potente”.
Gilberto Gomes, secretário de Comunicação do PT Campos
“Parabéns a festa maravilhosa, momento de confraternização. Parabéns ao grupo Folha da Manhã. Sobre as eleições, sou pré-candidato e estou junto com prefeito. Ainda não vi nenhuma pesquisa, mas tenho esperança de uma vitória do prefeito Wladimir”.
Dr. Maninho, pré-candidato a vereador de Campos
“A Feijoada marca o calendário eleitoral, ainda mais nesse ano, e traz uma responsabilidade de reunir a classe política na festa. Vale a democracia. Parabenizo a Folha. A eleição será polarizada, mas acredito no favoritismo do prefeito”.
Tezeu Bezerra (PT), pré-candidato a vereador
“Sou veterano da festa. A conversa rola democrática. A Feijoada é o legado de Aluysio pai. Sobre as eleições, promete ser uma eleição disputada. O conjunto amplo de candidatos. Agora não é hora de fazer proselitismo político”.
Luciano D’Ângelo, coordenador do PT em Campos
“Eu acho que essa eleição vai ser resolvida já no primeiro turno. O Wladimir tem feito um grande trabalho. Por onde a gente anda, a gente vê benfeitorias do governo. Sobre a Câmara, mais uns 13 vereadores novos devem ocupar novas cadeiras”.
Marcão Gomes (MDB), pré-candidato a vereador
“As pesquisas indicam uma eleição favorita ao Wladimir. Mas, óbvio, a primeira coisa é: eleição se ganha no dia da eleição. Por mais que as pesquisas mostrem o favoritismo dele, a gente não pode deixar se contaminar pelo clima de ‘já ganhou’”.
Roberto Landes, Procurador-Geral de Campos
“A entrada do Jefferson, vai, com certeza, agregar muito ao debate político, como a gente até fez com algumas ponderações desse ponto. Só que há de convir que o governo Wladimir e Frederico Paes, o que fizeram nos últimos anos, foi algo paradigmático para a cidade”.
Gabriel Rangel, Subprocurador-Geral de Campos
“É um cenário otimista, de um trabalho que está sendo bem feito. A gente espera que tenha uma reeleição. Por parte da Agricultura, nunca foi feito tanto do jeito que está sendo feito. Então, é um cenário positivo e a gente espera um debate de alto nível”.
Almy Junior, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos
“Eu acho quase impossível o segundo turno. Cada eleição tem suas características, mas pelo governo que Wladimir está fazendo, pela repercussão das ruas, quando a gente vai à rua, acompanhá-lo. A gente vê a população muito satisfeita com o avanço da cidade”.
Carlos Fernando Monteiro, secretário do Procon Campos
“O resultado da pesquisa mostra que a Prefeitura está no caminho certo e a gestão de Carla Caputi também, com 86% de aprovação do governo, 74% de intenções de voto, sem adversário despontando nem com dois dígitos. Isso confirma que a política adotada tem dado certo.
Rodrigo Florêncio, secretário de Comunicação de SJB
“As últimas pesquisas apontam a aprovação do governo Carla Caputi e eu me sinto feliz de fazer parte desse grupo, que está mudando a história de São João da Barra. Na Câmara, teremos mais quatro cadeiras, vão entrar vereadores novos”.
Allan de Grussaí, presidente da Câmara de SJB
“O trabalho da prefeita Carla Caputi tem tido aprovação muito grande da população. Antes era a Carla Machado, hoje a nossa deputada, mas Carla Caputi está seguindo a nossa ex-prefeita e tem uma aprovação expressiva”.
Soninha Pereira, vereadora de SJB
“Carla Caputi conseguiu conquistar a população de São João da Barra, fazendo obras e o contato mais próximo, o diálogo, o entendimento entre as partes, respeitando a Câmara, dando atenção à população. No Legislativo, dos nove vereadores, oito devem voltar”.
Elísio Rodrigues, vereador de SJB
“O cenário eleitoral em Quissamã no momento está agitado. Nós temos várias pré-candidaturas a majoritárias postas e pré-candidatos também para a vereança local. Mas eu ainda acredito que, apesar de bem concorrido, as eleições vão ser bem tranquilas esse ano”.
Alexandra Moreira, vereadora de Quissamã
“Eu acho que a região tem crescido muito, os prefeitos têm labutado bastante em prol das melhorias, espero que os debates avancem em propostas. Vejo que tanto aqui em Campos quanto em São João da Barra, o cenário para situação é muito positivo”.
Filipe Estefan, presidente da OAB Campos
Fotos: Genilson Pessanha e Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS