Declarações de Amorim em reunião de Marquinho repercutem na Câmara
Mário Sérgio Junior 25/06/2024 17:45 - Atualizado em 25/06/2024 17:48
Sessão da Câmara desta terça
Sessão da Câmara desta terça / Genilson Pessanha
As declarações do deputado Rodrigo Amorim feitas na reunião de prestação de contas do vereador Marquinho Bacellar (União), na última quinta-feira (20), tiveram repercussão na sessão da Câmara de Campos desta terça-feira (25). O assunto foi levantado pelo vereador e vice-líder do governo no Legilativo, Fred Rangel (PP), que apresentou uma moção de aplausos para todas as mulheres do município de Campos que defendem a honra e a família.
— Como muitos sabem, na última quinta-feira à noite, a primeira-dama do Município foi duramente atacada numa reunião política na nossa cidade. E esse fato ganhou grande repercussão, não só nos grupos de WhatsApp, mas principalmente na mídia local. E, diante da natureza dos ataques, isso ganhou uma repercussão enorme e a rede de pessoas que foram em sua defesa, sejam homens ou mulheres, mas aqui a gente está enaltecendo principalmente as mulheres, até por fazer parte também da Comissão dos Direitos da Mulher, foi de uma repercussão também na mesma proporção. Então, queríamos dizer que a boa política é praticada com ideias e proposituras que visam o desenvolvimento do nosso município. E a nossa sociedade não mais tolera qualquer tipo de ataque a quem quer que seja, muito menos às mulheres — declarou Fred Rangel.
A reunião política citada por Fred aconteceu no Automóvel Clube, onde o vereador e presidente da Câmara, Marquinho Bacellar, realizou sua prestação de contas. Durante o evento, o deputado estadual Rodrigo Amorim (União) ofendeu verbalmente o prefeito Wladimir Garotinho (PP) e indiretamente a primeira-dama Tassiana Oliveira. As declarações ganharam repercussão, principalmente pela presença no palanque da pré-candidata a prefeita Delegada Madeleine, que já atuou em defesa das mulheres na Deam. 
No plenário, nesta terça, Marquinho Bacellar chegou a comentar o fato: "Estavam todos esperando meu posicionamento desde quinta-feira. A reunião foi minha, responsabilidade minha, convidados meus. Logicamente, quem fala por si. Se tem um deputado que falou, ele falou por ele. Mas tentaram pegar a fala do deputado e colar lá em Madeleine. Madeleine responde pela fala dela e atitudes dela. Amorim responde pelas falas dele e atitudes dele. Eu não estou entendendo esse vitimismo peculiar da família Garotinho. E tem vários casos aqui que eu vejo várias pessoas levantando bandeira, mas tem suas correrias na rua. Defesa da mulher é uma bandeira só. Vocês acham que eles estão incitando Madeleine, por quê? Está incomodando. Só é lembrado quem incomoda. Então, se quer colar uma responsabilidade de uma reunião, cola em quem fez a reunião".
O líder do governo na Câmara, vereador Juninho Virgílio (Podemos), também debateu o assunto. "Eles confundem acusações, ofensas, com propostas. Aí eu chamei sim a Delegada Madeleine para uma reflexão. Eu pedi que ela fizesse uma reflexão sobre a fala do deputado e sobre a reação dela. E agora eu chamo ela para mais uma reflexão: a senhora foi lançada pelo grupo político ao qual a senhora está fazendo parte agora como pré-candidata a prefeita da cidade. A senhora está começando a fazer reuniões como pré-candidata. Já viu como é que funciona as reuniões deles. A senhora não vai participar de uma, duas ou três reuniões com eles. Vai estar participando de várias e vai estar sim correndo o risco de estar no mesmo palco, onde políticos homens vão ferir a honra de homens e vão caluniar mulheres", disse.
Por fim, após a fala de vários outros parlamentares, o vereador Abdu Neme subiu ao púlpito em um tom mais ameno."Nós vereadores desta Casa temos que tomar atitudes sobre alguns termos colocados aqui neste microfone. A gente às vezes por excesso a gente acaba realmente ofendendo a mulher Não estou aqui só para defender a Tassiana porque conheço ela. Agora não posso chegar e justificar tudo o que eu falei agredindo a outra que é pré-candidata a prefeita de Campos. Então nós usamos termos aqui piores possíveis e acho que perdemos a mão. Eu acho que essas duas mulheres não merecem essa discussão. Esse Amorim não cabe estar aqui na nossa Casa. Então vamos pensar um pouco. Temos que elogiar a Tassiana, pois tem muitas qualidades e é uma pessoa séria. Eu já vi também o trabalho da Madeleine, que também é uma pessoa de qualidade e não tem culpa de um imbecil falar aquilo que foi falado lá. Então, nós vereadores também temos que manter o nível alto. E em nome dessa Casa, quero me desculpar com ambas. E quero dizer que elas tenham paciência", discursou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS