Alfredão lidera intenções de voto em Itaperuna com 33,9%
O atual prefeito de Itaperuna e pré-candidato à reeleição, Alfredão (União), lidera na primeira pesquisa de intenção de votos registrada no município. Na estimulada, quando se apresentam ao entrevistado os nomes dos possíveis pré-candidatos a prefeito, Alfredão aparece com 33,9%, seguido de Nel (PL) 18,8%. Na terceira posição aparece Doutor Bruno (Novo) com 16,4%. Kadu Novaes (Republicanos) tem 14,3% e Adilson Ribeiro, 8,6%.
A pesquisa, encomendada pela rádio 103 FM a empresa Personel Agência de Serviços e Pesquisas e divulgada nesta quinta-feira (16), foi feita no período de 9 a 11 de maio deste ano. Foram entrevistados 596 eleitores e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95% e o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é RJ-08982/2024.
Brancos e nulos somam 6,5%, e 1,5% respondeu não saber em quem votar.
O geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE, William Passos, fez uma análise sobre a pesquisa. "Itaperuna tem 76.528 eleitores habilitados a votar em 6 de outubro, de acordo com o TSE, o que significa que terá uma eleição apenas de primeiro turno. No caso das eleições municipais brasileiras, somente municípios com 200 mil eleitores habilitados ou mais têm possibilidade de um segundo turno entre os dois primeiros colocados no primeiro pleito. Exatamente por ser uma eleição de turno único, a pesquisa indica provável reeleição do atual prefeito Alfredão, que lidera fora da margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O fato de já ser o atual prefeito garante vantagem a Alfredão na comparação com os adversários, já que o chefe do executivo municipal é o único candidato que disputará a eleição já com o controle da máquina administrativa e do orçamento municipal antes mesmo do pleito. Por isso, os números de intenção de voto provavelmente refletem, em algum grau, uma boa avaliação da população itaperunense em relação ao atual mandato. Essa parcela da população, por meio de sua intenção apurada pela pesquisa, expressa preferência pela continuidade do trabalho que vem sendo realizado. É o que é possível inferir dos números apresentados", disse.