TSE decide anular cassação do prefeito de Búzios e cancelar eleição suplementar
Mário Sérgio Junior 18/04/2024 15:38 - Atualizado em 18/04/2024 15:51
Prefeito Alexandre Martins
Prefeito Alexandre Martins / Reprodução rede social
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por maioria, anular o afastamento do prefeito de Búzios, Alexandre Martins, e seu vice Miguel Pereira, ambos do Republicanos. Os dois haviam sido cassados por abuso de poder econômico nas eleições de 2020. A decisão do TSE também cancelou a eleição suplementar marcada para o próximo dia 28.
Em vídeo postado nas redes sociais, o prefeito Alexandre Martins falou que continuará seu trabalho a partir desta sexta (19). “Depois de mais de dois meses afastado, que só agradecer primeiro a Deus, a muitos amigos que me ajudaram num momento muito difícil. Ser julgado por uma coisa, condenado por uma coisa que você não fez é muito difícil. Mas graças a Deus passou e foi provada minha inocência. Só agradecer a vocês, a toda população que, com muito carinho, sempre me mandando mensagem de conforto, de fé e eu continuo acreditando. Estaremos ali já na Prefeitura amanhã e dando seguimento ao grande trabalho que a gente vinha fazendo. Eu quero fazer um agradecimento especial a pessoas que apareceram no meio do caminho, como o senador Romário, que não é um político somente, é um amigo, um irmão. Ao Tiago, ao Pedro, os nossos advogados, que se colocaram com tanta dedicação", declarou.
A Justiça Eleitoral chegou a marcar uma nova eleição em Búzios depois que Alexandre Martins e seu vice Miguel Pereira tiveram seus mandatos cassados. Em fevereiro deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso interposto pela defesa dos políticos contra a condenação anterior pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e manteve a cassação.
Com a cassação de Alexandre e Miguel, o vereador Rafael Aguiar, que exerce a função de presidente da Câmara, assumiu interinamente o cargo de prefeito. Aguiar pretendia concorrer a eleição suplementar marcada para o próximo dia 28, porém o juiz da 172ª Zona Eleitoral de Búzios, Danilo Marques Borges, decidiu negar o registro após solicitação do Republicanos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS