Ave com suspeita de gripe aviária é resgatada no Porto do Açu
Éder Souza 30/08/2023 19:08 - Atualizado em 31/08/2023 14:07
Casos de gripe aviária
Casos de gripe aviária / Wikimedia commons/Cephas
O Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro resgatou, nesta quarta-feira (30), no Porto do Açu, em São João da Barra, uma ave com suspeita de estar contaminada pelo vírus da Influenza Aviária. A ave seria da espécie Thalasseus acuflavidus, mais conhecida como trinta-réis-de-bando. Não há informação se ela foi resgatada viva ou morta. Também não foram divulgadas informações sobre o local em que a ave foi encontrada dentro do complexo portuário.

De acordo com o Núcleo, equipes realizaram a coleta do material da ave, que será enviado à Niterói. Posteriormente, o material coletado será encaminhado para o laboratório do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em São Paulo.
Desde o último dia 18, o Estado do Rio de Janeiro está em situação de emergência zoossanitária em função do vírus da Influenza Aviária. O decreto publicado pelo Estado segue uma recomendação da Portaria nº 587 do Ministério da Agricultura e Pecuária. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) reforça que a doença está controlada, registrando 16 casos em nove municípios, mas apenas em aves silvestres migratórias.

A Folha entrou em contato com o Porto do Açu para saber mais detalhes sobre o encontro da ave. Em nota, o Porto informou que a ave encontrada na área do complexo portuário foi recolhida e enviada para análise, conforme protocolo da Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS