Com famílias atingidas pela forte chuva, prefeitura de São Francisco decreta situação de emergência
Rafael Khenaifes 13/01/2025 11:53 - Atualizado em 13/01/2025 16:05
Chuvas em SFI
Chuvas em SFI / Divulgação
Em virtude das consequências das chuvas e do alto volume de água que tomou ruas e alagou casas na Ilha dos Mineiros, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Yara Cinthia, decretou nesse domingo (12) situação de emergência na localidade. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Civil, acompanha a situação e disponibiliza materiais para a população atingida. 

O decreto foi publicado em Diário Oficial extraordinário e considera que entre os dias oito e dez foram registrados cerca de 200 mm no pluviométrico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sediado em Barra do Itabapoana. A quantidade de água equivale a mais de 20 dias de chuva. A publicação assinada pela prefeita ressalta parecer técnico da Defesa Civil municipal sobre danos e prejuízos expressivos em diversas vias, o que impediu o fluxo normal dos moradores.

- Após a criação do gabinete de crise, esta medida é necessária para aprimorarmos a execução das ações para resolver a situação, além de facilitarmos a busca de auxílio junto aos governos Estadual e Federal para somar à nossa força-tarefa que atua, por meio de diversos órgãos municipais, desde quarta-feira (8) - destacou Yara.

A última atualização da Defesa Civil municipal aponta aproximadamente duas mil pessoas atingidas, sendo que 63 famílias foram afetadas diretamente. Destas, cinco estão desalojadas, sendo que uma está abrigada em uma residência de familiares e as demais na Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba.
Prefeitura mobiliza maquinário para limpar valas e canais em Guaxindiba
Prefeitura mobiliza maquinário para limpar valas e canais em Guaxindiba / Foto: Divulgação
Ainda no domingo, entre as principais ações para minimizar os impactos da cheia do Rio Guaxindiba, a Prefeitura mobilizou maquinário com o objetivo de facilitar o escoamento da água. Na RJ 232, que liga a área central à Guaxindiba, canais foram desobstruídos, enquanto na Ilha dos Mineiros uma vala foi aberta. A prefeita acompanhou e coordenou os trabalhos do gabinete de crise desde as primeiras horas.
Um trecho de cerca de 300 metros da RJ 232 continua com água desde quinta-feira (09). A situação foi comunicada ao Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ). A Empresa Municipal de Trânsito (Emtrasfi) e a Guarda Civil Municipal (GCM) atuam para orientar condutores de veículos. Os órgãos orientam que moradores e turistas redobrem a atenção no trecho.
SFI recebe ajuda da Defesa Civil estadual
SFI recebe ajuda da Defesa Civil estadual / Foto: Divulgação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedec-RJ), está prestando suporte técnico ao município para a decretação de situação de emergência em decorrência dos alagamentos que atingiram a localidade.
O Estado já disponibilizou 252 colchões, 350 travesseiros, 350 cobertores, 350 lençóis, 350 fronhas, 1.500 litros de água mineral e 350 panos para limpeza. O trabalho integrado entre a Sedec-RJ e as autoridades locais visa a segurança e o bem-estar da população. As ações incluem também assistência às famílias, monitoramento da situação e planejamento de medidas preventivas para minimizar os efeitos das chuvas.
No início da tarde do domingo, a prefeita de SFI, Yara Cinthia, acompanhou a chegada de ajuda humanitária disponibilizada pela Defesa Civil estadual. O órgão disponibilizou colchonetes, água potável, pano de chão e kits dormitórios, que são compostos por travesseiro, cobertor, lençol e fronha. Os materiais chegaram ao município através de dois caminhões.

- Também conseguimos junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos mais colchonetes, kits de limpeza e de higiene. Agradeço ao Governo do Estado pela mobilização e agilidade. Recebemos auxílio através de vários órgãos, o que contribui nesta força-tarefa em prol daqueles que mais precisam - destacou a prefeita, que estava acompanhada de diversos secretários e do presidente da Câmara Municipal, Alexandre Barrão.

Segundo o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, o material será direcionado com base no cadastro produzido pelas assistentes sociais em visita aos locais atingidos. Uma parte também será direcionada à Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba, onde funciona o abrigo da maior parte das famílias desalojadas.
A Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana pede que, em caso de emergência, a população acione o órgão através do telefone (22) 99726-4708.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS