Defesa Civil segue monitorando famílias atingidas pelas fortes chuvas em Campos
A Secretaria Municipal de Defesa Civil, através do Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD), segue em alerta para as condições meteorológicas e atendendo as comunidades atingidas pelos temporais dos últimos dias. Segundo o Cemod, a tendência do tempo aponta possibilidade de chuvas fracas e isoladas para esta sexta-feira (10).
O secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, falou sobre os acumulados de chuva e alagamentos em determinadas regiões do município. “As elevações de nível de rios, lagoas e canais e os acumulados de água se mantêm no controle e todas as áreas estão sendo monitoradas pela Defesa Civil, com a presença de nossas equipes em cada uma das localidades atingidas pelas fortes chuvas o últimos dias. Nesse período de sazonalidade, é comum nos depararmos com essas oscilações climáticas e, consequentemente, as questões envolvendo também as cotas dos rios, das lagoas. Muitos alagamentos que vêm ocorrendo se dão em função da ocupação indevida de áreas próximas a córregos. Muitas vezes, essas construções, ao longo dos anos, vão tomando áreas que antes eram bacias de acumulação”, explicou.
Em áreas como Lagoa de Cima e Conceição do Imbé, equipes da Prefeitura continuam dando suporte às ações da Defesa Civil, como, por exemplo, na recuperação e limpeza de estradas que foram interditadas por alagamento. Moradores e famílias dessas regiões também recebem atenção dos órgãos municipais e, conforme destaca Pascoutto, com o monitoramento por agentes de desenvolvimento locais (ADLs).
Pascoutto ainda destacou que, apesar o grande volume de chuvas registrado em curtos espaços de tempo, as águas tiveram um bom escoamento devido à limpeza dos canais que já vinha sendo realizada de forma preventiva pela Prefeitura. “A rapidez no escoamento das águas é resultado de um trabalho que o governo municipal já vem desenvolvendo desde 2021, quando estabelecemos a parceria com a Asflucam, onde grande parte dos canais do município já foi limpo”.
A pasta apela, ainda, para a conscientização da população. “É preciso dar uma atenção especial aos canais, evitando que as pessoas joguem lixo, que aterrem áreas ou construam às margens de valas. Muitas vezes, nosso serviço não alcança sua plenitude porque, a medida que promovemos a limpeza, os canais continuam sendo pontos de despejo de lixo e entulhos. A Defesa Civil busca desenvolver projetos para orientar a população”, concluiu Pascoutto.
TENDÊNCIA - O Centro de Monitoramento informou que a temperatura em Campos nesta sexta (9) ficará entre 29?C (máxima) e a mínima de 22?C, com umidade relativa do ar entre a máxima 90% e a mínima 60%. O tempo, com sol e nebulosidade, apresentará variações com a presença de nuvens durante o dia. Não há previsão de chuvas significativas. Os ventos ficam de moderados a fortes com direção Sul-Sudoeste. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através dos telefones 199 e (22) 981752512.