Chuva causa estragos em distritos de Campos
Matheus Mesquita 30/12/2024 09:01 - Atualizado em 30/12/2024 18:20
Video: Reprodução
Uma forte chuva causou estragos em diferentes distritos de Campos. Revoltada, uma moradora de Conselheiro Josino relatou a situação em suas redes sociais, que as ruas estavam todas alagadas e que não conseguia sair de casa.
"Gente olha o que está acontecendo. Eu estava no comércio tentando tirar as coisas. O muro estourou de novo e veio tudo em cima de mim. Quase morri afogada com esse tanto de água", relatou.
Segundo a Defesa Civil, já estão contabilizando as pessoas que foram atingidas pela tempestade. Até agora, as equipes trabalham nos distritos de Santo Eduardo, Santa Maria, Conselheiro Josino, Rio Preto e alguns pontos isolados dentro da cidade, com ruas alagadas. Pelo menos três pessoas estão fora de suas casas na comunidade da Mangueira, à margem da BR 101.
Na estrada que liga Conselheiro Josino a Santa Maria, houve deslizamento de terra e queda de árvores na altura de Murundu. Equipes da secretaria de Agricultura também trabalham para dar suporte na limpeza da estrada. Já na localidade de Departamento, em Santo Eduardo, foi registrada queda de árvore e uma equipe está indo ao local fazer a remoção.
Na região do Imbé, o rio Mocotó está bem acima do nível. A situação está sendo monitorada e a comunidade está recebendo todo suporte da Defesa Civil. No distrito de Rio Preto, a chuva também foi intensa, e equipes trabalham para apurar os prejuízos.
Atenção ao índice de chuva registrado:

1- Dores de Macabu 69 mm
2- Parque Cidade de Luz 68.6 mm
3- Serrinha 53.8 mm
4- Baixa Grande 50.6 mm
5- Morro do Coco 49.8 mm
Previsão para terça-feira em Campos- Para esta terça-feira (31), a previsão, segundo a Defesa Civil, é de tempo com sol e nebulosidade, tendo variações na presença de nuvens no decorrer do dia. Existe a possibilidade de chuvas fracas isoladas. As temperaturas poderão variar entre 21ºC e 29ºC. Os ventos podem ser moderados com direção ao sul-sudeste.
Chuva causou transtornos em outras cidades da região 
O município de Conceição de Macabu foi atingido por um forte temporal neste domingo (29). A Defesa Civil do município havia informado através das redes sociais a possibilidade de chuvas intensas entre sexta-feira (27) e segunda-feira (30). O órgão ainda não divulgou o volume de chuva que causou todo o transtorno. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força da água, que invadiu as ruas e residências do município.
Chuva alagou ruas e casas em Conceição de Macabu
Chuva alagou ruas e casas em Conceição de Macabu / Foto: Reprodução
Nesta segunda-feira, o prefeito Valmir Lessa recebeu a equipe da Defesa Civil Estadual para alinhar ações diante das chuvas recentes. A reunião envolveu secretários municipais e reforçou o compromisso com a segurança da população.

Até o momento não há registro de famílias desabrigadas e desalojadas. A Escola Municipal Frei Valério está disponível como abrigo para quem precisar.
De acordo com a prefeitura, as equipes das secretarias de Serviços Urbanos, Limpeza Pública, Obras, Defesa Civil e Agropecuária estão unidas em uma força-tarefa para limpar e desobstruir ruas, vias e espaços públicos afetados pelas recentes chuvas.

“Ações como remoção de entulhos, poda de árvores e manutenção de áreas públicas estão em andamento para garantir a segurança e a normalidade na cidade. A Prefeitura reforça a importância da colaboração dos moradores e segue empenhada para uma Conceição de Macabu mais segura e preparada para todos”, disse a prefeitura nas redes sociais.
Tromba d'água em Cambuci
Já no Noroeste Fluminense, o município de Cambuci foi atingido por tromba d’água entre a noite de sexta-feira (27) e tarde de sábado (28), quando uma chuva forte afetou moradores do bairro Morro do Gil, muito em decorrência a uma obra que está sendo realizada na área, informou a Defesa Civil do Município. Nove pessoas estão desalojadas.
Reprodução
Na noite de sexta-feira (27), o Parque Aquático da cidade turística ficou inundado pelo volume de água que desceu da cachoeira, assim como áreas cortadas pelo Valão Dantas que passa dentro da cidade.
Nas redes sociais, o prefeito diplomado de Cambuci, Murillo Defanti, preocupado com a situação no Morro do Gil, reuniu representantes da empresa responsável pela obra na área e os secretários municipais de Obras e Defesa Civil. Segundo ele, a Defesa Civil pretende notificar a empresa para que sejam tomadas medidas urgentes e outras famílias do entorno da obra não sejam afetadas.

Árvores caíram na Campos-São Fidélis
A chuva forte acompanhada de rajadas de vento também derrubou árvores na RJ 158, no trecho Campos-São Fidélis, na tarde de sábado (28). O Corpo de Bombeiros foi acionado para garantir a segurança na estrada. Outras cidades da região também registram chuva forte no sábado, como Aperibé, Itaocara e São Fidélis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS