Ponte da Integração com entrega mantida para janeiro, mas obras nas estradas de acesso só devem ser entregues em 2026
Éder Souza - Atualizado em 18/12/2024 11:15
Ponte da Integração
Ponte da Integração / Genilson Pessanha
Conforme determinação do governador Cláudio Castro, que visitou as obras da Ponte da Integração em julho deste ano, as rodovias RJ 194 e 196 terão seus trechos asfaltados, já que as duas estradas dão acesso à ponte e receberão um grande fluxo de veículos assim que a estrutura estiver pronta. Orçada em mais de R$ 77 milhões, a obra de pavimentação das RJs teve a ordem de serviço assinada pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) no último dia 6, com prazo de término de 540 dias corridos, ou seja, previsão de entrega em 2026.

O DER-RJ mantém para janeiro de 2025 a entrega da Ponte da Integração, obra aguardada há mais de 40 anos. De acordo com o órgão, a instalação da iluminação pública está em fase final, além da execução dos acessos às cabeceiras, que incluem um trecho de 3 km. A obra deve estar totalmente liberada e aberta para a população até fevereiro, segundo um comunicado emitido pelo departamento.

O contrato com a Construsan Serviços Industriais LTDA para os serviços nas RJs 194 e 196 inclui implantação, terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização. Segundo o DER-RJ, serão 18 quilômetros de estradas ligando Gargaú até o limite com Campos.

A obra da nova ponte foi iniciada em 2014 e, desde então, sua entrega vem sendo adiada. Em julho, o governador Cláudio Castro visitou o local, anunciando que a inauguração ficaria para 2025. No entanto, ele havia afirmado que a obra estaria pronta em outubro deste ano.
Inicialmente, a construção da Ponte da Integração foi orçada em R$ 105,7 milhões. Já a obra dos acessos à ponte teve licitação anunciada em agosto de 2022 e a empresa vencedora, a Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli, foi anunciada em janeiro de 2023. O contrato com a empresa foi assinado em abril de 2023, com o valor de R$ 21.298.856,06, e tem duração de um ano. A ordem para o início dos serviços foi assinada em junho de 2023.
A ponte possui 1.344 metros de extensão por 16,2 de largura. Um acostamento de três metros em cada sentido e um passeio de dois metros para pedestres e ciclistas, e é aguardada por toda a região, principalmente pelos moradores de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que terão o trajeto encurtado em aproximadamente 80 quilômetros entre os municípios.
Histórico de atrasos
1981 — Ponte João Figueiredo é lançada, mas pilares jamais receberam os tabuleiros da pista;
06/06/2014 — Descartada a possibilidade de conclusão da Ponte João Figueiredo, pedra fundamental da Ponte da Integração é lançada pelo então governador Luiz Fernando Pezão, com prazo de conclusão de um ano;
24/11/2018 — Pezão reafirma que obra seria concluída no seu mandato, que terminaria no mês seguinte;
02/09/2019 — Cláudio Castro visita Campos, ainda como vice-governador de Wilson Witzel, e promete retomada da obra "em breve";
27/09/2022 — Castro, agora governador e candidato à reeleição, promete a conclusão da obra até 31 de maio de 2023;
16/12/2022 — Após diplomação, Castro fala na conclusão em 30 de maio e diz que se a obra não terminasse, “alguma cabeça iria rolar”;
30/05/2023 — DER-RJ adia conclusão para dezembro;
22/11/2023 — DER altera a previsão de conclusão para março de 2024.
01/03/2024 — DER faz nova alteração e conclusão da Ponte está prevista para junho de 2024
27/05/2024 — DER-RJ confirma entrega da Ponte para o final de junho
17/06/2024 — Governo do Estado diz que conclusão está prevista para setembro
05/07/2024 – Cláudio Castro adia entrega da ponte para ano que vem


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