MEC autoriza curso de graduação em Enfermagem da FMC
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria Nº 613, de 13 de novembro de 2024, autorizou o funcionamento do Curso de Bacharelado em Enfermagem na Faculdade de Medicina de Campos. Após a autorização, a FMC divulgou o Edital do Concurso Vestibular para oferta do curso já no 1° semestre letivo de 2025, disponível neste link.
A Comissão do MEC esteve na instituição em agosto para avaliar a estrutura física e pedagógica e visitou os campos de prática que serão disponibilizados para os estudantes, laboratórios da FMC, Hospital Escola Álvaro Alvim e o Centro de Saúde Escola Custodópolis. Após essa avaliação, a FMC conquistou a nota 5, que é o conceito máximo referendado pelo MEC.
“A autorização para iniciarmos o Curso de Graduação em Enfermagem é uma grande conquista não só para a nossa instituição, mas para toda região que ganha uma opção de curso com a qualidade já reconhecida pelo Ministério da Educação e pela sua tradição em educação em saúde. Iniciaremos o curso com uma estrutura invejável. Além do mais, o momento não poderia ser melhor com o aquecimento de vagas e de valorização salarial da categoria de enfermagem, destaca o Presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, Geraldo Augusto Pinto Venancio.
O diretor-geral da FMC, Edilbert Pellegrini, informou que essa autorização demonstra o quanto a faculdade tem buscado se desenvolver na premissa de ofertar cursos superiores de excelência. “Nos 57 anos da faculdade, já formamos mais de 4500 médicos e 450 farmacêuticos e estamos preparados para acolher mais esse curso”.
O coordenador do Curso de Farmácia e integrante da Comissão de Vestibular da FMC, Carlos Eduardo Faria, teve papel fundamental no projeto de aprovação do Curso de Enfermagem. Segundo ele, o novo curso tem todas as condições de se tornar referência na região.
A coordenadora do curso de Enfermagem será a enfermeira Marilzete Teles de Almeida, que possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Plínio Leite. Atualmente é professora da Faculdade de Medicina de Campos, nos Componentes Curriculares de Medicina de Família e Comunidade e Habilidades Médicas.
O curso será noturno e terá a duração de 5 anos. As inscrições para o primeiro vestibular de Enfermagem estão abertas e ofertará 40 vagas. Os interessados podem se inscrever online, no site da faculdade (www.fmc-campos.com.br). A inscrição é gratuita e a prova será realizada no dia 8 de dezembro, junto com o vestibular de Medicina e Farmácia.
Com informações Ascom