Maternidade da Beneficência Portuguesa suspende atendimentos nesta sexta
- Atualizado em 08/11/2024 18:01
Hospital Beneficência Portuguesa
Hospital Beneficência Portuguesa / Rodrigo Silveira
O atendimento na maternidade e no setor de pré-natal do Hospital Beneficência Portuguesa de Campos foi suspenso nesta sexta-feira (8). Na última quarta-feira (6), o blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, publicou a notícia do fechamento (aqui)O motivo do fechamento da maternidade, de acordo com a diretoria da Beneficência Portuguesa, seria a falta de médicos para atender as pacientes. Os profissionais estariam com salários atrasados, chegando a até seis meses.

Com o anúncio, o Ministério Público, através da Promotoria de Tutela Coletiva da Infância e Juventude, solicitou uma reunião com os gestores da unidade de saúde e do município, a fim de averiguar e esclarecer a situação. O encontro foi marcado para a próxima terça-feira (12). O MP ressaltou que a reunião foi marcada em caráter de urgência, já que a situação pode "violar os direitos dos nascituros e à própria vida".
A notícia também levou a Secretaria Municipal de Saúde a divulgar uma nota. Nela, a pasta municipal informa que nos últimos quatro anos foram repassados à Sociedade de Beneficência Portuguesa, através do Fundo Municipal de Saúde, R$ 205.251.065,81, entre recursos municipal e federal. "Nesta quarta-feira (06), um novo pagamento no valor R$ 2.238.104,07, foi efetuado referente a parcela de complemento municipal. Na próxima semana será repassado o recurso federal, referente ao mês de outubro", diz um trecho da nota da Prefeitura.
O município de Campos informou, ainda, que existe apenas um pagamento pendente, referente ao processamento feito no final de outubro, mas que será efetuado na próxima semana. "Com isso, o município ficará completamente em dia com toda a rede contratualizada, através da Rede Campos de Saúde Pública", conclui.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS