Uenf sedia debate de revitalização de Centros Urbanos
Ingrid Silva 05/11/2024 11:29 - Atualizado em 05/11/2024 21:26
Seminário
Seminário / Ingrid Silva
Nesta terça-feira (5), aconteceu o 1° Seminário de Revitalização de Centros Urbanos, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos. Contando com a participação de palestrantes de Lisboa, Líbano, Paraná, Rio de Janeiro, Recife e também da planície goitacá, o evento teve como objetivo discutir soluções para requalificar esses espaços, além de mostrar casos em outros lugares, em que foi possível a revitalização.

Realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com o Sebrae, o seminário teve início às 8h e encerrou às 18h, contando ainda com a participação de universitários, além de parte da população e do Poder Público interessados no tema. Para o presidente da CDL, José Francisco Rodrigues, o evento alcançou o objetivo de mostrar a importância do tema, sendo possível, ainda, mostrar que o problema não é apenas local, mas global.

“Estou muito satisfeito. Acho que o evento está alcançando o objetivo que é mostrar para a população de Campos, para o poder público, para as autoridades, para os universitários, para todo um público em geral, ver que realmente nós precisamos pensar no centro da cidade. E nós estamos observando que não é um problema nosso, local, mas do mundo inteiro. Então, precisamos estar atentos, ver as melhores práticas, ver aquilo que vai ser a melhor iniciativa para a nossa cidade, porque nem tudo aquilo que deu certo por lá pode dar certo aqui”, explicou, depois de ter assistido às palestras sobre a revitalização em Recife e Lisboa, ministradas, respectivamente, pelos arquitetos Ana Paula Vilaça e Francisco Carlos Oliveira. José Francisco ressaltou, ainda, sobre a necessidade de juntar o Poder Público com a iniciativa privada para que as soluções comecem a se concretizar. 
Lorí Crízel, arquiteto e urbanista e terceiro palestrante do dia, que veio do Paraná, falou sobre a questão do neurourbanismo e a revitalização dos centros urbanos e, ainda, sobre a importância de um seminário como esse.
Lori Crizel e público em palestra no seminário
Lori Crizel e público em palestra no seminário / Ingrid Silva
“O neurourbanismo é um dos braços que acompanha toda a condicionante de neuroarquitetura, assim como o neurodesign, neuroiluminação. E está totalmente vinculado a como que as pessoas vivenciam e experienciam o espaço urbano. E é muito importante um seminário como esse, que traz a questão da revitalização do centro urbano, não apenas como aspecto econômico, claro que faz parte do processo, mas, principalmente, de qualificação desse espaço pra esses usuários (...) Quanto mais a sociedade abraça uma determinada região da cidade, naturalmente essa região se desenvolve mais”, disse Crizel.
O coordenador regional do Sebrae na região Norte Fluminense, Guilherme Reche, também marcou presença no evento que também esteve presente na realização do seminário. O administrador ainda participou como palestrante, às 16h40, com o tema “Pequenos Negócios e Turismo: Impulsos para a economia dos Centros Urbanos”. Ele falou sobre a experiência positiva do evento.
“A experiência que nós estamos tendo aqui é superpositiva para que a gente possa, de maneira conjunta entender de que maneira que a gente pode olhar o futuro. Então, com exemplos, com conhecimento, com bastante networking e informação para a construção de projetos factíveis de serem implementados, não apenas em Campos, mas em toda a região, em todo o Estado. Que a gente possa, a partir disso, ressignificar os centros urbanos que, naturalmente, sofrem uma degradação quando a gente tem um crescimento vertiginoso das cidades”, explica Reche, que ressaltou também sobre a necessidade de reinvenção e a grande expectativa para melhorias.
O arquiteto português Francisco Carlos Oliveira esteve de passagem por Campos dos Goytacazes para participar do seminário e compartilhar sua experiência em Lisboa, falando até mesmo da implementação das ciclovias na região. Ele pôde conhecer um pouco mais do centro do município, que acredita ter um grande potencial para revitalização. 
“Está sendo uma experiência extremamente curiosa, descobrir um território que eu não conhecia. Ontem fui visitar o centro e fiquei verdadeiramente fascinado com o potencial que encontrei para transformar e criar aqui, de fato, uma centralidade como se reconhece em muitos outros lugares no mundo e que está presente nesta cidade à espera de uma transformação que tem de ser integrada, tem de ser um trabalho feito com todos os agentes envolvidos, com as pessoas, que envolve partes técnicas, partes humanas e sociais. Não tenho dúvida, com o conhecimento que já existe sobre esta matéria em tantos outros lugares, será possível contribuir para que a Campos dos Goytacazes tenha o centro que merece ter e que, seguramente, já teve noutros tempos", analisou Francisco. 
"Iniciativas como esse seminário são de grande valia para nos unirmos enquanto sociedade civil e poder público em prol do resgate do nosso centro de Campos. Os palestrantes exemplificaram com casos de sucesso que é possível revitalizarmos os centros urbanos", disse Érica Viana, que está participando do seminário como ouvinte. 
Quem também marcou presença no evento foi o secretário municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares, onde falou sobre a Revitalização do centro de Campos dos Goytacazes. 
"É um evento muito importante porque agrega valor, trazendo outros parâmetros de conhecimento, inclusive nessa questão da revitalização do Centro Histórico porque não é uma questão municipal. É uma questão, hoje, diretamente ligada até internacionalmente. Todos os centros históricos estão passando por esse processo e nunca é demais a gente trazer a experiência de quem já viveu isso para que a gente possa se alimentar desse conhecimento", conta Valadares. 
Celso Rayol, do Cité Arquitetura, foi mais um dos palestrantes da tarde desta terça, falando sobre Projeto Retrofit Hotel Glória, Rio de Janeiro, em que foi possível um trabalho de requalificação e restauração não só do Hotel, mas também do entorno, o que ele destacou ser importante nesse meio.
“Estou feliz de estar aqui hoje, acho que é um debate muito qualificado sobre o futuro da nossa cidade, quanto a gente tem que utilizar do poder público junto com a iniciativa privada para que tudo isso aconteça da melhor forma e a gente está hoje vendo exemplos. O exemplo que a gente traz é do Hotel Gloria, no Rio, que ele ficou abandonado durante muitos. Ele foi feito em 22, exatamente dia 15 de agosto, no dia de Nossa Senhora da Glória, e ficou abandonado por muitos anos (...) (...) Acho que trazer luz de volta para esses lugares, eu acho que a gente não consegue somente criar uma vida para um edifício que estava abandonado, no estágio que estava, mas também no entorno dele", relata. 
Quem também marcou presença foi o subsecretário de Turismo e ex-presidente da CDL, Edvar Chagas Júnior, que falou sobre a importância dessa discussão para trazer novas ideias para o município, refletido também em todo o resto do mundo.
“É excelente um seminário desse acontecer, que a gente vê experiências que acontecem no Recife, que às vezes são as mesmas dores que acontecem em Campos, também em Portugal, Lisboa. É muito bom quando a gente discute essa revitalização ou, como disse, a volta do passado. Será que vale a pena? (...) Nós temos que pensar um novo uso para o centro de Campos. Então, realmente, é muito bom um seminário desse para poder balançar a nossa cabeça e a gente começar a repensar o que a gente pode criar de novo. As dores não acontecem só aqui, é uma dor mundial que acontece em várias cidades", reflete.
Público lota o auditório da Uenf
Público lota o auditório da Uenf / Ingrid Silva
A programação continuou a partir das 14h, logo após a parada para o almoço, contando com a presença do estudo de caso da revitalização do centro de Beirute, Líbano, mais palestras ao longo da tarde e o encerramento com o Coffeebreak. 
Programação: 
14h – Estudo de caso: reconstrução e revitalização do centro de Beirute/ Líbano –
Vídeo-apresentação SOLIDERE - Adel Abourejeili (presidente da Câmara de Comércio Brasil Líbano no Rio de Janeiro)
14h30 – Painel Visão empresarial: o que falta para as ocupações centrais deslancharem
* Os centros das cidades e suas potencialidades - Sérgio Magalhães
* Projeto Retrofit Edifício Vírginia, São Paulo – Marcelo Falcão (Incorporadora Somauma)
* Projeto Retrofit Hotel Glória, Rio de Janeiro – Celso Rayol (Cité Arquitetura)
16h – ReviverCentro – Programa requalificação centro do Rio de Janeiro
16h40 - Pequenos Negócios e Turismo: Impulsos para a economia dos Centros Urbanos – Guilherme Reche (Sebrae RJ)
17h30 - Coffeebreak
18h – Encerramento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS