Renato Marion Aquino, diretor executivo do Grupo Thoquino, morre aos 86 anos
Yasmim Lima 31/10/2024 14:31 - Atualizado em 31/10/2024 15:48
Foto: Reprodução

Morreu na madrugada desta quinta-feira (31) o diretor executivo do Grupo Thoquino, indústria de bebidas com fábrica em São João da Barra, Renato Marion Aquino, aos 86 anos. Renato faleceu em sua residência em Niterói, onde morava atualmente, após passar mal. O velório vai acontecer nesta sexta-feira, às 14h, no cemitério Campo da Paz, em Campos, sua cidade natal. Em seguida, haverá uma missão programada para às 16h. O sepultamento será às 17h no mesmo local. 
Renato Aquino nasceu em Campos em 20 de fevereiro de 1938. Era diretor-executivo e secretário do grupo Thoquino e foi professor de História da Arte no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Filosofia de Campos. Ele também atuou como presidente e membro efetivo da Academia Campista de Letras.
Filho de Herculano Aquino e Dulce Guimarães Martins de Aquino, Renato estudou no Liceu de Humanidades de Campos. Ele se formou em Arquitetura na primeira turma da Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade de Brasil, em 1961 (UFRJ). Depois de formado, veio a exercer a profissão em Campos.
Renato Aquino foi diretor da Escola Técnica Federal de Campos (atual IFF) de 1967 a 1974. O campista representou o Brasil no Curso para Administradores Educacionais da Universidade de Michigan (EUA) em 1969. Foi observador da Organização dos Estados Americanos (OEA) para Sistema de Ensino Técnico e Formação Profissional na Espanha, Inglaterra, Alemanha e Suíça em 1973. Ele também foi chefe de Departamento de Assistência Técnica aos municípios ligados à FUNDENOR, assessor especial dos prefeitos Raul David Linhares Corrêa e Wilson Paes, de 1977 a 1982, e publicou artigos na Folha da Manhã.
Por meio do instagram, a prima de Renato, a jornalista Viviane Aquino, lamentou a morte do arquiteto que deixa três filhos e quatro netos. 
“Família Aquino consternada se despede de Renato Marion de Aquino. Homem íntegro de cultura erudita, baluarte da arte, exemplo de homem, em extinção de Campos. O arquiteto Renato Aquino de 86 anos, deixa fortes lastros. Filho de Dulce e Herculano Aquino, neto de Maria Júlia e Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Renato Aquino atuou como diretor executivo do Grupo Thoquino, era casado com Jussara Clark, deixa três filhos casados, Lilian Liu, Aline Reiter, Renato David Aquino e 4 netos”, disse Viviane por meio de publicação.
Com informações do Blog Autores Campistas

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS