Geraldo Venâncio é homenageado como Médico do Ano em Campos
21/10/2024 11:43 - Atualizado em 21/10/2024 11:54
Dr. Geraldo Venâncio junto com a presidente da SFMC, Dra Ana Paula Galvão e a vice-presidente, Dra Laura Duarte
Dr. Geraldo Venâncio junto com a presidente da SFMC, Dra Ana Paula Galvão e a vice-presidente, Dra Laura Duarte / Divulgação
O presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, Dr. Geraldo Augusto Pinto Venâncio, foi homenageado como Médico do Ano pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC). A cerimônia de outorga foi realizada na última sexta-feira (18), no auditório da SFMC, em Campos. Dr. Geraldo recebeu a placa comemorativa das mãos da presidente da SFMC, Dra Ana Paula Galvão e da vice-presidente, Dra Laura Duarte.
Prestigiaram o evento, o diretor financeiro da FBPN, Edgard Andrade, o Superintendente Administrativo, André Luiz Matias, o Diretor-Geral da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Prof. Edilbert Pellegrini, familiares e amigos.
O homenageado graduou-se em Medicina na FMC, na turma de 1976. Em 1998, especializou-se em Medicina do Trabalho pela Uerj e, em 1982, fez Mestrado em Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além de dois MBA’s na Fundação Getúlio Vargas, em Gestão Hospitalar e em Gestão Estratégica de Município, em 2002/2003.
Dr. Geraldo Venâncio possui uma longa trajetória profissional, assumiu a docência na FMC, como Professor Assistente do Componente Curricular de Clínica Médica em 1º de janeiro de 1979. Ainda muito jovem, aos 30 anos de idade, tornou-se professor titular de Clínica Médica, no ano de 1982, a convite do professor Luís Carlos Silva, então diretor da faculdade. É o decano dos professores titulares em atividade atualmente.
É o responsável pelo Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), desde 1978. Foi diretor do hospital escola entre os anos de 1989 e 1994. Logo na sua primeira gestão, enfrentou o desafio de em menos de noventa dias, colocar em funcionamento o Serviço de Clínica Médica do Hospital. Neste período, também participou da reabertura do Hospital Ferreira Machado.
Em 2002, foi escolhido para assumir a Superintendência de Implantação de Projetos Hospitalares da Prefeitura Municipal de Campos, quando fundou e assumiu a primeira direção do Hospital Geral de Guarus (2002). Em 2003, recebeu a comenda Albert Sabin da Câmara de Vereadores de Campos, por sua contribuição à saúde e à ciência.
Foi Secretário de Saúde de Campos em três oportunidades (2005, 2012 e 2015) e como secretário de Saúde, criou as Câmaras Técnicas da Saúde. Em 2013, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social de Campos e, em 2015, foi presidente da Fundação Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Campos. Em 2019, voltou à direção do HEAA, permanecendo até os dias atuais como Diretor Superintendente.
Dr. Geraldo Venâncio foi fundador do PSDB em Campos e vereador do município por dois mandatos (1992 e 2004). Como vereador, criou a Lei de Proteção ao Consumidor, que deu origem ao Procon de Campos (1993) e da Lei de Incentivo à Cultura (1996), promulgada em 1997. Deixou o legislativo municipal com mais de 70 Leis de sua autoria. Foi membro do Conselho Superior da Fenorte (1995), representando o Governador do Rio, Marcelo Alencar. Foi, ainda, o responsável pela consolidação da implantação da Casa de Cultura Villa Maria/Uenf (1997) e diretor da instituição nos anos de 1997 e 1998.
Foi eleito presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes em 2022, e vem promovendo uma gestão progressista com grandes avanços. Concluiu o Edifício anexo Dr. Luiz Sobral da FMC, reformou o anfiteatro e diversos setores da FMC; reformou o Centro Administrativo da FBPN; criou o Espaço de Convivência para os colaboradores da FBPN/FMC e o Refeitório do HEAA; reformou o CTI, a UTI Cirúrgica e o Centro Cirúrgico do HEAA. Além disso, ele implantou o sistema de refrigeração em todos os ambulatórios e enfermarias do Hospital; reformou o prédio do Centro de Saúde Escola Custodópolis e deu autonomia administrativa ao CSEC. Na área acadêmica, estimulou o processo de aprovação do Curso Superior de Enfermagem da FMC.
Com informações Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS