Obras da Estrada dos Ceramistas seguem em fase de terraplanagem e pavimento
Yasmim Lima 09/10/2024 09:18 - Atualizado em 09/10/2024 15:32
Obras foram retomadas no final de agosto
Obras foram retomadas no final de agosto / Foto: Rodrigo Silveira
As obras na Estrada dos Ceramistas, na RJ 238, em Campos, estão na fase de terraplanagem e estrutura de pavimento. Há quase um ano que a RJ 238 passa por obras, elas tiveram início em novembro do ano passado e até agora não foram finalizadas. O projeto passou por mudança este ano e o prazo foi alterado. Em setembro deste ano, o tráfego de veículos de carga com mais de quatro eixos foi restringido na Arthur Bernardes e dentro da cidade. A medida foi tomada pelo prefeito Wladimir Garotinho, por conta da falta de informação da DER sobre a retomada das obras e por pelo aumento no registro dos acidentes que aconteceram na via, o que acabou por pressionar a retomada das obras.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) agora as obras se concentram na parte de terraplanagem e limpeza da vegetação. O trânsito no local funciona no sistema pare e siga. O prazo final para a conclusão dos trabalhos é de sete meses.

“No momento, os trabalhos se concentram na terraplanagem e estrutura do pavimento, na limpeza da vegetação e na instalação de cercas e sinalização da via. O Departamento de Estradas de Rodagem ressalta que o trânsito continua em sistema Pare e Siga das 7h às 17h de segunda à sexta. A partir deste sábado, o sistema também será implantado no mesmo horário. O DER-RJ orienta que os motoristas trafeguem em velocidade reduzida ao passarem pela rodovia. A previsão de conclusão para os trabalhos permanece para maio de 2025”, disse a nota.
Trânsito segue em pare e siga
Trânsito segue em pare e siga / Foto: Rodrigo Silveira

“Agora está melhorando. Eles estão trabalhando aqui na pista, estão passando a máquina. Eu passo por aqui todos os dias para trabalha. Quando estava bloqueada a pista tínhamos que dar uma volta maior na Arthur Bernardes e na 28 de Março, agora está bem melhor. A proibição não achei grande coisa não, porque só atrapalhou o trânsito no trecho, os carros grandes e carretas”, relatou Audieri Venâncio.

Para o caminhoneiro Evanildo Arantes, que tem que passar pelo local toda semana, a liberação do fluxo na Estrada dos Ceramistas ajudou, pois é um caminho mais curto, sem precisar acessar a Arthur Bernardes. “Com essas obras acho que melhorou muito. Quando estava parada tínhamos que passar por outro lugar de Campos, o que deixava o caminho mais longo. E a proibição atrapalhou nossa viagem e o trânsito dos caminhoneiros”, disse.
Foto: Rodrigo Silveira
As intervenções na RJ 238 aconteceram em novembro do ano passado, com a previsão de conclusão em 240 dias. O projeto conta com o orçamento de R$ 55.010,122,12. No início de 2024, o DER informou que a obra passava por adequação do projeto e que a rodovia ficaria interditada até que fossem finalizados os trabalhos. Em julho, durante uma visita a Campos, o governador Cláudio Castro, esclareceu que as obras precisavam ser paralisadas para que fosse reajustado o projeto, sem previsão para conclusão. As obras foram retomadas no final de agosto, após cerca de oito meses de paralisação.

Proibição na Arthur Bernardes
Para Manoel da Silva, morador da Arthur Bernardes, a medida que impede o tráfego de veículos de carga com mais de quatro eixos trouxe mais segurança. Ele conta que presenciou dois caminhões grandes ainda passando pelo trecho. “Eu achei certíssimo essa proibição, porque vem três, quatro caminhões de uma vez e fica difícil para os moradores atravessar, pois são muitos caminhões. Espero que continue, porque já passaram dois caminhões, depois passam três, quatro e volta tudo de novo”, destacou o morador.

As equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) seguem atuando em alguns pontos no município com o intuito de orientar e conscientizar os motoristas sobre a Portaria que proíbe o fluxo de carretas nas vias sob administração da cidade.

“A fiscalização continua porque é um trabalho educativo e preventivo, ainda não existe expectativa de autuação para os caminhoneiros, que não obedecerem ao decreto. Os agentes continuam em nove bloqueios que funcionam 24 horas por dia, para garantir o fluxo melhor na cidade”, ressaltou a Guarda Civil. (Y.L.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS