Fogo descontrolado destrói Pico da Ponta Grossa entre Cambuci e Pádua
Dora Paula Paes 27/09/2024 20:48 - Atualizado em 28/09/2024 16:11
Reprodução
Mais um incêndio de grandes proporções atinge municípios do Noroeste Fluminense, desde a manhã desta sexta-feira (27). O fogo descontrolado atinge a região de Frecheiras e afeta, principalmente, a Serra da Ponta Grossa, em Cambuci. Descontrolado, ele teria começado na área de Monte Alegre, que pertence ao município de Santo Antônio de Pádua. Local de encontro de trilheiros, o Pico da Ponta Grossa chega a mais de mil metros de altitude. Neste sábado (28), o secretário de Defesa Civil de Cambuci, Tony, reconhece a dificuldade de acesso ao local. Segundo ele, infelizmente, esse fogo foi colocado por alguém. "Só mesmo o Estado para nos ajudar com aeronaves. Há previsão de chuva e esperamos que ela venha para ajudar a sanar a devastação", disse.

Fortes ventos e a vegetação ressecada contribuem para o avanço das chamas durante todo o dia, deixando em alerta proprietários rurais das localidades de Goiabal e Monte Verde, em Cambuci. A maior parte da vegetação na área afetada da serra é de floresta nativa, até então, bem preservada na região. O Corpo de Bombeiros da região ainda não teria sido acionado. 
Na área, a preocupação é grande. Segundo moradores, subir essa serra para conter as chamas seria bem díficil pela altitude. "Infelizmente, é um local de muito difícil acesso, e para controlar esse fogo somente chuva", acredita um conhecedor da área. O acesso ao local, é tão complicado, que levou o jornalista e fotógrafo do site Aperibé Urgente, Antônio Marcos Godinho, a se descolar por quase 20 quilômentos para se aproximar da área e conseguir imagens mais precisas do incidente. 
O Pico da Ponta Grossa ainda é berço de uma vasta fauna e flora, na região Noroeste. Animais como onça, jaguatirica, lobos, macacos e muitas cobras existem na área. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS