CEA Prata Tavares celebra o Dia da Árvore no Morro do Itaoca
- Atualizado em 21/09/2024 14:24
Ação Dia da Árvore
Ação Dia da Árvore / Foto: Divulgação
O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA), através da Subsecretaria de Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (20) uma ação pelo Dia da Árvore, a ser comemorado neste sábado, Dia 21 de Setembro. A ação, que teve o apoio da Secretaria de Educação Ciências e Tecnologia (Seduct) e que foi desenvolvida em parceria com a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Itaoca e a ONG Campos Mais Verde, foi iniciada às 9h, com o plantio de mudas das espécies Embauba, Aroeira, Cutieira, Paineira, Sapucaia, na área do estacionamento e, em seguida, os participantes iniciaram a subida guiada ao do Morro do Rato, em Campos.

Também foram realizadas ações de conscientização da preservação ambiental. Para os organizadores, a ação simboliza muito mais do que o plantio de árvores, sendo uma iniciativa que representa o compromisso com o futuro e com a preservação do meio ambiente. Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram da ação, incluindo alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas, de Tócos.

A coordenadora de Técnica e Planejamento do CEA, Ana Clara Beiral, afirma que o evento teve um saldo positivo, em prol da conscientização da preservação ambiental.

“A ação realizada hoje, pelo Dia da Árvore, teve um saldo positivo e nosso objetivo foi alcançado, com orientações, conscientização e educação ambiental sobre a Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra do Itaoca, visto que o desmatamento tem aumentado a cada ano. Neste sábado, Dia 21 de Setembro, comemora-se em todo território brasileiro o Dia da Árvore e celebrar este dia é de extrema importância para ajudarmos a preservar nossas matas e florestas. Hoje, tivemos uma ótima oportunidade de colocar as crianças em contato direto com a natureza e elas saíram encantadas com tudo que aprenderam, conhecendo diversas espécies de árvores e animais que encontraram pela trilha”, contou a coordenadora.

A coordenadora de Educação Ambiental da Seduct, Isis Vivório, também falou da importância da ação.

“Ao plantar uma árvore, estamos oferecendo à nossa cidade mais ar puro para respirar, sombra para nos abriga e mais beleza. Cada árvore plantada hoje é um ato de esperança, um gesto de cuidado com o solo que nos sustenta. Além disso, ao limparmos os rios e mares, reafirmamos que a água é fonte de vida, essencial para todos nós, e que sua preservação é vital para manter o equilíbrio ecológico. A ligação entre a preservação das árvores e a proteção dos rios é inseparável. Nossas florestas protegem as nascentes, os rios alimentam os mares, e todos nós dependemos de um ambiente limpo e saudável para viver. Cuidar das nossas árvores e limpar as nossas águas são dois lados da mesma moeda: o cuidado com o planeta e com a nossa comunidade”, concluiu Isis.
Fonte: Secom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS