Seduct busca parcerias com universidades para identificar alunos com habilidades e talentos diferenciados
- Atualizado em 12/09/2024 18:41
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, se reuniu nessa quarta-feira (11) com a psicóloga e psicanalista, coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, Débora Rosa, na sede da secretaria. O objetivo foi formar uma parceria com a universidade a fim de colocar em prática o “Projeto de Identificação de Talentos em Alunos da Rede Municipal de Ensino: por uma inclusão que valoriza”, no qual os estudantes de psicologia poderão proporcionar formação aos educadores para auxiliar na observação e identificação inicial de alunos com talentos e habilidades diferenciadas a partir dos 7 anos de idade.

Após essa etapa, a ideia é desenvolver projetos de ampliação do tempo integral contemplando, no contraturno, o estímulo aos talentos e habilidades previamente identificados, usando para isso as Vilas Olímpicas em suas diversas modalidades esportivas. Os que forem identificados com habilidades para a arte ou com dons acadêmicos serão encaminhados a outros espaços.

“Considerando que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial tem altas habilidades ou, no popular, são superdotadas, e no Brasil a proporção corresponde a cerca de 2,3 milhões de crianças, sendo a maior parte invisíveis, queremos identificar essas crianças na nossa Rede. Temos um número expressivo de alunos especiais e pode ser que, nesse meio, tenhamos estudantes com talentos e habilidades diferenciadas que não se encaixam nos modelos tradicionais de ensino e necessitem de um olhar diferenciado, o que pode reduzir, inclusive, a evasão escolar dessa clientela”, explica Tânia.

Para Débora, a parceria é fundamental para ambos. “Para a Universidade, porque passa a dispor de uma autorização devidamente formalizada para desenvolvimento das atividades acadêmicas. E para a Seduct, representando toda a rede municipal de ensino, pois poderá contar com apoio dos acadêmicos, devidamente orientados e supervisionados por professores com expertise em suas áreas de atuação, contemplando um pressuposto importante da profissão de psicólogos, como define o código de Ética da Psicologia: "Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo”, finaliza a coordenadora.

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