Agosto Laranja lembra da conscientização sobre a Esclerose Múltipla
Ingrid Silva 29/08/2024 13:22 - Atualizado em 29/08/2024 13:22
Agosto Laranja
Agosto Laranja / Divulgação: AME
O Agosto Laranja é uma campanha voltada para o mês de conscientização sobre a doença Esclerose Múltipla. Em Campos, acontecerá um encontro nesta quinta-feira (29), às 18h, entre grupo de pacientes da cidade e região, bem como de profissionais da saúde e comunidade acadêmica. O evento acontece uma vez ao ano com a presença do neurologista Vanderson Neri, que trata da doença neurológica em Campos, contando com o apoio da Liga Acadêmica de Neurologia da Faculdade de Medicina de Campos (FMC). Neste ano, o local sediado para o encontro será no prédio antigo da 2ª Igreja Batista, na rua Conselheiro José Fernandes, e o evento é gratuito, além de aberto ao público para quem quiser se inteirar mais sobre o caso e também participar das atividades que serão propostas, como palestra e dinâmicas.

Quem também estará presente será o grupo “Somos Múltiplos”, que é um grupo de apoio a pacientes portadores esclerose múltipla e/ou portadores da neuromielipe óptica, outra doença neurológica. Compostos por pacientes, familiares de pacientes e acompanhantes, o grupo busca dar apoio ao outro nas questões emocionais, de tirar dúvidas, além de compartilhar experiências.

Além de palestras sobre novas linhas de tratamento, uma dinâmica também será realizada com uma enfermeira do laboratório Merck, assim como um coffee break no final. O evento está aberto para toda a população e, em especial, aos alunos de graduação, de medicina, da área de saúde ou que tem curiosidade sobre a doença.
Desde 2014, o mês de agosto ganhou cor em prol da conscientização da doença autoimune que mais acomete jovens adultos em todo o mundo: a Esclerose Múltipla. O Agosto Laranja foi criado pela Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) com o objetivo de ser um movimento coletivo para desmistificar essa condição crônica de doença e fomentar o diagnóstico precoce, mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a patologia, seus amigos e familiares. (I.S)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS