Enfermeiro salva criança de 2 anos com manobra de Heimlich em Campos
Maria Laura Gomes - Atualizado em 26/08/2024 17:20
Hospital Ferreira Machado
Hospital Ferreira Machado / Genilson Pessanha

Na tarde desta segunda-feira (26), o enfermeiro Alberto Oliveira Manhães, de 58 anos, salvou Murilo Assis, um menino de 2 anos, que havia se engasgado com um biscoito na Usina São João Vila Operária, em Campos. Graças à intervenção de Alberto, que utilizou a manobra de Heimlich, a criança teve suas vias aéreas desobstruídas e foi estabilizada antes de ser levada ao Hospital Ferreira Machado (HFM).
Cristiane Assis, de 50 anos, avó de Murilo, contou que ouviu um barulho na sala e foi ver o que tinha acontecido e encontrou o neto caído no chão. Ela explicou que após o tombo, a criança parecia estar bem. Logo depois, já na cozinha, a mãe de Murilo pediu ajuda a Cristiane.
“Teve um momento em que minha filha estava na cozinha e ela vendo ele engasgar com o biscoito, me pediu ajuda. Ele já estava mole no colo dela, tentei reanimar e foi aí que eu lembrei do nosso vizinho Alberto. Eu fui correndo com ele nos braços até chegar na casa dele. No trajeto até a Clínica da Criança, ele foi fazendo a massagem cardíaca e o Murilo acordou. É uma sensação maravilhosa saber que meu neto está bem, só tenho de agradecer ao nosso vizinho, que ele seja abençoado para que ele continue abençoando as pessoas de novo”, disse Cristiane, ressaltando que o menino foi transferido para o Hospital Ferreira Machado, onde foi realizada uma tomografia e ele segue em observação, mas sem risco de vida.
Alberto, que já trabalhou em emergências no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e no Hospital Geral de Guarus (HGG), também contou como tudo aconteceu. “O neto da minha vizinha se engasgou com um biscoito e chegou aqui com parada cardiorrespiratória. Com a manobra de Heimlich consegui desobstruir as vias aéreas da criança. A sensação de ter conseguido ajudar é inigualável, porque a criança sempre mexe com o nosso emocional, independente dos anos de profissão”, disse Alberto.
Manobra de Heimlich
É um procedimento de primeiros socorros para tratar a asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por um corpo estranho, como comida ou brinquedos. Para a realização da manobra é necessário utilizar as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso da via respiratória.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS