Idosos de Dores de Macabu se emocionam ao conhecer o Aeroporto Bartolomeu Lisandro
- Atualizado em 16/08/2024 18:08
Os idosos exploraram as modernas instalações do aeroporto
Os idosos exploraram as modernas instalações do aeroporto / Foto: Divulgação
O Aeroporto Bartolomeu Lisandro abriu suas portas na manhã desta sexta-feira (16) para receber um grupo de 31 idosos da Terceira Idade de Dores de Macabu, 11º distrito de Campos. Com idade entre 60 e 86 anos, os idosos ficaram encantados vendo as aeronaves de perto, alguns com os olhos marejados, outros com sorrisos largos, enquanto exploravam as modernas instalações do aeroporto. A visita foi uma oportunidade para que esses idosos, muitas vezes afastados de atividades de movimento e descoberta, pudessem viver um momento especial e cheio de significado.
Foto: Divulgação


A aposentada Maria das Graças Nascimento, de 74 anos, ficou emocionada ao realizar um antigo desejo: aproximar-se de uma aeronave. "Sempre sonhei em estar assim, tão próxima de um avião. Ver de perto, sentir a emoção de estar ali, imaginando as histórias de tantas pessoas que já embarcaram e desembarcaram. Pode parecer um sonho simples. Mas, para mim, significa o mundo! Poder tirar essas fotos será como guardar um pedacinho desse sonho para sempre. Quero mostrar essas fotos para meus netos e filhos que moram em Macaé. Será uma lembrança preciosa que levarei para sempre e agradeço de coração ao aeroporto por nos proporcionar esse maravilhoso momento”, relatou.

Samuel Ferraz, superintendente do aeroporto, destacou a importância dessa visita como uma forma de promover integração e inclusão social. "As visitas despertam o interesse pela aviação e proporcionam a aproximação do público externo às atividades aeroportuárias. Além disso, é uma oportunidade de conscientizar sobre ações que mantém a segurança operacional. A interação com a comunidade demonstra que o Aeroporto é um dispositivo público apto a receber passageiros com diversas características e necessidades”, disse.

Entre os visitantes, Carlos Luís Rodrigues da Silva, de 71 anos, compartilhou sua emocionante experiência ao conhecer o aeroporto por meio dos recursos de acessibilidade. Desde 2022 o Terminal de Passageiros conta com sinalização, piso e mapas táteis. Com esses recursos, mesmo sendo deficiente visual, ele pôde vivenciar cada detalhe com uma profundidade única. "Sentir a estrutura, ouvir os sons ao redor e perceber a atenção dedicada às minhas necessidades foi algo que me tocou profundamente. Essa oportunidade me permitiu conhecer o aeroporto de uma maneira especial, mostrando que a inclusão realmente faz a diferença. Sou imensamente grato por essa experiência, que levarei comigo para sempre", contou.
Foto: Divulgação

Ferraz reforçou o compromisso da Infra Operações Aeroportuárias com a inclusão social e o bem-estar de todos, destacando a importância de receber a comunidade em suas instalações com agendamento prévio e dentro das possibilidades.


O guia de turismo Everaldo Reis, que acompanhou o grupo, destacou a alegria de poder auxiliar na visita dos idosos ao aeroporto. “É uma satisfação trazer essas pessoas da terceira idade para conhecerem o aeroporto. No mês passado, visitamos o heliporto, e hoje, vê-los transformados em adolescentes, ansiosos para entrar em um avião, foi uma alegria indescritível", pontuou.


O Aeroporto Bartolomeu Lisandro, que é gerenciado pela Infra Operações Aeroportuárias, possui dois terminais de passageiros, um em operação e outro pronto para futuras demandas, passou por uma grande reforma desde que a Infra assumiu a gestão. As melhorias incluem a revitalização do terminal de embarque, a construção de um novo terminal de passageiros offshore com instalações de acessibilidade, aquisição de novos equipamentos de raio-x e pórtico detector de metais para inspeção de passageiros, construção de um parque de abastecimento com capacidade para 200 mil litros de QAV, revitalização da cerca patrimonial e dos geradores elétricos, reparos no pavimento da pista de pouso, pintura de sinalização horizontal, instalação de placas luminosas de sinalização vertical e melhorias na seção de contraincêndio (SCI). Durante a visita, funcionários do aeroporto estiveram presentes para orientar e auxiliar os visitantes em todos os momentos.


Sobre a Infra Operações Aeroportuárias
A Infra Operações Aeroportuárias Campos dos Goytacazes S.A., concessionária de serviço público especializada em administração e operação de terminais aeroportuários, assumiu, em 2019, a concessão por 30 anos do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos dos Goytacazes (RJ). As instalações do aeroporto estão prontas para atender às demandas da aviação comercial, executiva e offshore, fomentando o desenvolvimento de Campos e da região norte fluminense, com localização estratégica e excelente infraestrutura.
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS