Educação de Campos se destaca no Ideb 2023 superando nota histórica de 2015
Dora Paula Paes 14/08/2024 18:41 - Atualizado em 14/08/2024 22:10
Educação
Educação / Divulgação
A Educação de Campos obteve destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. Indicador essencial para medir a qualidade da educação, a rede municipal ficou com a nota 5.4 e a estadual com a nota 5.2. O resultado, divulgado nesta quarta-feira (14), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi comemorado pelo prefeito Wladimir Garotinho; é a maior nota da história de Campos, desde os 5,0 que tirou em 2015. Em contrapartida, a rede estadual do Rio sofreu queda na avaliação. Em 2021, o Ideb foi de 3,9 e, em 2023, caiu para 3,3.
"Estamos fazendo história. Temos muito o que comemorar e esfregar na cara da oposição. Vale lembrar que viemos de uma gestão que não tinha Ideb, quando o governo Rafael Diniz não informou os dados ao Ministério da Educação e ainda teve logo depois a pandemia. Recuperamos o ciclo educacional do município em tempo recorde", diz Wladimir.
Para o prefeito, a Educação é a base da transformação social. "Todos os índices oficiais mostram a evolução do município, seja em geração de empregos, redução da pobreza e agora na educação", ainda completa. 
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

 
A rede estadual do Rio sofreu uma queda na avaliação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS