CDIP, em Campos, com média de 350 atendimentos diários
Com uma média diária de 350 atendimentos, o Centro de Doenças Infecto Parasitárias (CDIP) da Secretaria Municipal de Saúde é a unidade referência no diagnóstico e tratamento de diversas condições, com o foco principal em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de outras infecções como rubéola, esporotricose, toxoplasmose, entre outras.
O centro atende tanto pacientes que procuram o serviço diretamente quanto aqueles encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Os tratamentos disponíveis incluem desde a administração de medicamentos contra ISTs até aplicações de penicilina para sífilis, adaptando-se às diferentes fases da doença.
"É fundamental que, após o diagnóstico, os pacientes sigam rigorosamente o tratamento prescrito", destaca o coordenador do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, Rodrigo Rodrigues de Azevedo. "Mesmo que os sintomas desapareçam, é crucial completar o tratamento para assegurar a cura. Nossa equipe está empenhada em proporcionar o melhor cuidado e suporte durante todo o processo", alerta Rodrigo.
Em 2024, o CDIP registrou 51 novos casos de pacientes iniciando o uso de Prep (Profilaxia Pré-Exposição), um avanço importante na prevenção de infecções pelo HIV.
Também reforçando o combate ao HIV, a unidade oferece o Programa de Profilaxia Pós-Exposição (PEP) por demanda espontânea, garantindo atendimento imediato em casos de exposição a material biológico, mesmo após o período de 72 horas (não há profilaxia para o HIV, porém fazem o monitoramento ).
O CDIP está situado à Rua Conselheiro Otaviano, 241, no Centro. Com um horário de funcionamento de segunda a quinta-feira, das 7h às 19h, e às sextas-feiras, até as 17h, para sanitização do local.
O CDIP está situado à Rua Conselheiro Otaviano, 241, no Centro. Com um horário de funcionamento de segunda a quinta-feira, das 7h às 19h, e às sextas-feiras, até as 17h, para sanitização do local.