Pediatria do HFM recebe visita de cão da Guarda Municipal
Percorrendo todas as enfermarias da Clínica Pediátrica do Hospital Ferreira Machado (HFM), levando alegria e arrancando sorrisos, o Golden Retriever Zeus, membro do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM), fez uma visita especial à unidade nesta segunda-feira (29).
Treinado para a atividade de Show Dog, Zeus obedeceu comandos como sentar, deitar, rolar e saltar, sempre atento à sua bolinha, seu brinquedo favorito, encantando crianças e funcionários com sua simpatia e habilidades. As visitas serão quinzenais na unidade, e, além de atuar na pediatria do Hospital Ferreira Machado, o projeto também fechou parceria com a APAE de Guarus para trabalhar com as crianças assistidas pela instituição.
“A visita dele aqui é muito significativa para nós e, principalmente, para as crianças que estão internadas há bastante tempo, longe do seu ambiente familiar. Essa visita traz uma nova esperança, não apenas para os cuidados físicos, mas também para o bem-estar emocional das crianças. Esperamos que essa iniciativa ajude as crianças a se distraírem do ambiente hospitalar e da tristeza associada, trazendo alegria e dando um impulso para que possam se recuperar o mais rápido possível”, disse a enfermeira responsável pela pediatria, Carla Benvindo.
A autônoma Helen Carla Rodrigues, mãe da pequena Liz, de 6 anos, que está internada na pediatria, também comentou sobre a visita. “Essas atividades distraem a mente dela e ajudam na recuperação. Ver a felicidade nos olhos das crianças é algo maravilhoso. Minha filha está internada há 12 dias por causa de uma pneumonia e, desde então, graças a Deus, tudo está ocorrendo bem”, destacou.
Projeto e treinamento
O projeto é realizado pelo Canil da Guarda Civil Municipal, que sempre teve o desejo de colocar um cachorro para servir à sociedade de uma forma mais próxima. Zeus, de 2 anos e 8 meses, foi selecionado por sua natureza dócil e sociável. Desde cedo, ele foi treinado para se acostumar com as pessoas e com diferentes ambientes. O projeto combinou o treinamento de Show Dog, que envolve coreografias e comandos, com a Cinoterapia, uma terapia assistida com cães que beneficia crianças, idosos e pessoas enfermas de todas as idades.
O guarda Antônio José de Souza Neto, conhecido como GCM Neto, esclareceu sobre como funciona o projeto. "Esse projeto é um sonho que nós, do Canil, sempre tivemos: colocar um cachorro para servir à sociedade de uma forma mais próxima. Zeus é muito dócil e sociável, e desde cedo trabalhamos para que ele se acostumasse com as pessoas e com o ambiente", enfatizou.
A Cinoterapia proporciona benefícios significativos para o bem-estar físico e emocional das pessoas. Estudos mostram que o contato com cães libera hormônios do bem-estar, como a dopamina, que melhoram a compatibilidade no organismo e contribuem para o sistema imunológico. Esse trabalho auxilia no tratamento de enfermidades e também no aspecto emocional. Pessoas com depressão, crianças com autismo ou síndrome de Down podem se beneficiar dessa terapia.
Ainda de acordo com o GCM Neto, o treinamento de Zeus começou assim que ele chegou ao canil, com aproximadamente 3 meses de idade, focando na socialização e ambientação. A partir dos 4 meses, ele começou a receber comandos de forma tranquila, que vão se tornando mais complexos com o tempo. Zeus atua como Show Dog e na Cinoterapia, combinando suas habilidades de entretenimento com o cuidado terapêutico.