Alunos colombianos participam de City Tour em Campos
24/07/2024 19:07 - Atualizado em 24/07/2024 19:07
Estudantes colombianos que estão fazendo Intercâmbio no Brasil participaram, nessa terça-feira (23), de um City Tour pelo Centro Histórico de Campos, onde conheceram um pouco da história e cultura do município. Eles estudam na Corporación Universitaria Unitec, em Bogotá, capital da Colômbia, e estavam acompanhados pela professora de espanhol do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Quissamã, Ileana Celeste Fernandez. O grupo estava com o guia de turismo Everaldo Reis, da Secretaria Municipal de Turismo de Campos.
Entre os prédios e equipamentos históricos visitados estavam o Museu Histórico de Campos, instalado no Solar Visconde de Araruama, e a Catedral Diocesana, ambos no entorno da Praça do Santíssimo Salvador; a Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Rua 13 de Maio; e o Mercado Municipal. No Museu Histórico de Campos, a historiadora Graziela Escocard, gerente do Museu, recebeu o grupo e contou um pouco da história de Campos, percorrendo com os estudantes as dependências do prédio histórico.
A professora Ileana conta que, embora já tenha vindo a Campos várias vezes, está morando no município há cerca de um mês e é a primeira vez que participa do City Tour. “É a primeira vez que estou conhecendo um pouco mais da cultura e da história de Campos. Vim com os estudantes de intercâmbio, que vêm da Unitec, para mostrar um pouco mais do nosso território”, disse Ileana Celeste Fernandez.
O estudante Diego Escobar falou sobre a experiência que viveu no City Tour de Campos. “Vim conhecer um pouco mais da cultura e da história de Campos e do Brasil, que enriquecem nosso corpo e nossa mente e que podem fazer com que a gente perceba as coisas de um jeito diferente. Estou gostando muito”, disse o estudante, acrescentando que nunca tinha visto pintura de rosto de pessoas escravizadas e que, através dessas expressões, pôde perceber como foi difícil esse período.
No grupo também estava o professor campista Cléberson Gonlaçves, que foi bolsista da professora Ileana e hoje faz parte do projeto de internacionalização, de onde vieram os estudantes colombianos. Apesar de já conhecer o Museu, ele afirma que também teve a oportunidade de conhecer algumas curiosidades do município, além de ressaltar a importância para os estudantes.
"Principalmente, conhecer um pouco mais dessa micro-história. Estamos dentro do macro, que é o Brasil, e saber que Campos também é muito rica em cultura, memória, história e saber que isso tem relação com a história do país, é muito importante. Por exemplo, Dom Pedro já esteve aqui várias vezes", disse Cléberson, que também incentivou outros grupos de Campos e de fora a conhecer essa história.
Durante o City Tour, eles se encantaram pela história de Campos e, também, puderam observar semelhanças e diferenças entre cidades dos dois países.
A última parada do roteiro do City Tour da área central foi no centenário Mercado Municipal de Campos, onde o grupo pôde saborear o tradicional pastel com caldo de cana, que agradou o grupo, e Ileana considerou sensacional. “Queria agradecer muito em meu nome, em nome dos estudantes, representando a Colômbia, a Unitec e o Instituto Federal por esse passeio que mostrou os lugares de Campos, sua história e sua gente. Isso é muito importante para a preservação da memória”.
"A Secretaria de Turismo vem recebendo por e-mail muitas solicitações de grupos de estudantes e idosos para participarem do nosso City Tour. Campos é um município com uma história muito rica e é importante que tanto campistas como visitantes conheçam e, assim, gerações futuras também venham a conhecer. Ficamos muito felizes, também, em receber esse grupo de estudantes colombianos", disse a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS