Curso de formação de multiplicadores para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis
A secretaria municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, em parceria com o Programa de AIDS da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), realizou nessa quinta-feira (18) um curso de formação de multiplicadores para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação faz parte da programação da campanha “Julho Amarelo”, do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP).
A capacitação aconteceu no auditório da Casa Ecológica da Uenf, das 8h às 18h, e foi ministrada pelo coordenador do programa municipal, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, a enfermeira do CDIP Ingrid Timbó, os psicólogos Gisele Pessin e Salvador Campos, além do assistente social Paulo Santos Freitas.
— Um dos objetivos dessa ação é fazer com que os profissionais, através apenas do relato do paciente, possam identificar uma possível IST de forma preventiva e, após isso, orientar onde ele deve procurar determinado serviço — destacou Rodrigo.
— O Programa IST/AIDS/UENF compõe de três projetos vinculados à Pró Reitoria de Extensão com ações de prevenção às IST/HIV/AIDS, voltadas para a comunidade externa, dentre elas a formação de novos multiplicadores. Contamos com a parceria do CDIP nessa capacitação, e com a participação vários funcionários da rede municipal, envolvendo a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), Acolhimentos e Consultório na Rua. Durante as palestras foram debatidos temas relacionados à sexualidade e adolescência; gênero, diversidade sexual; ISTs e o fluxo de atendimento do CDIP. Foram horas de grande aprendizado e enriquecimento — disse Maria Helena Barros, assistente social da Uenf.
O curso contou com 50 participantes e foi voltado para profissionais da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), técnicos do CDIP e da Atenção Básica de Saúde do município, além de alunos e bolsistas dos projetos de extensão da Uenf.
O CDIP está situado à Rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro. Com um horário de funcionamento de segunda-feira a quinta-feira, das 7h às 19h, e às sextas-feiras, até às 17h para sanitização do local.
Fonte: Prefeitura de Campos