Estudante campista fica em 3º lugar em campeonato internacional de astronomia
Maria Laura Gomes 08/07/2024 17:08 - Atualizado em 08/07/2024 18:46
Divulgação
O jovem campista Rian Morais Barreto da Silva, de 22 anos, alcançou um feito extraordinário ao conquistar a medalha de bronze na International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC), uma competição realizada de forma online. A competição foi realizada no dia 29 de junho, mas o resultado saiu neste domingo (7). Representando o Brasil, Rian com mais de 5 mil estudantes de várias nacionalidades, destacando-se no campo da astronomia e astrofísica. No ano passado, ele também havia conquistado o bronze na IAAC.

Atualmente, no quarto período do curso de Física na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rian expressou sua imensa satisfação com a conquista, destacando a importância de ver seu esforço reconhecido em um cenário internacional tão competitivo. Em suas palavras, "foi uma conquista muito importante, pois mantive-me no pódio a nível internacional, além da felicidade de ter o esforço recompensado", finalizou Rian.

Além de celebrar sua própria vitória, o estudante também compartilhou suas esperanças de inspirar outros jovens que enfrentam realidades semelhantes às suas, encorajando-os a perseguirem suas aspirações acadêmicas e profissionais com determinação. "Espero que inspire, com esta conquista, pessoas que vem de uma realidade (seja social ou racial) parecidas com a minha, onde enfrentam dificuldades similares para que possam seguir suas aspirações acadêmicas ou profissionais", disse Rian.

A IAAC é conhecida por ser uma plataforma onde os talentos emergentes da astronomia e astrofísica de todo o mundo competem e colaboram, proporcionando uma oportunidade única para o intercâmbio de conhecimentos e o reconhecimento dos melhores talentos da área. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS