Hemocentro de Campos celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue
Rafael Khenaifes 14/06/2024 10:15 - Atualizado em 14/06/2024 13:19
Junho Vermelho
Junho Vermelho / Divulgação
Neste mês, é celebrado o Junho Vermelho, uma campanha dedicada à conscientização sobre a importância da doação de sangue. Este período é uma extensão do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e tem como objetivo manter o tema em destaque, incentivando a população a contribuir com esse gesto de solidariedade que salva vidas. Em dados compartilhados pelo Hemocentro Regional de Campos, em anexo ao Hospital Ferreira Machado, do início deste ano até essa quinta-feira (14), 7.575 pessoas compareceram. Deste total, 5.135 foram aptos para doar. E, até então, 1.610 primeiros doadores estiveram unidade, enquanto 1.753 se voluntariaram para a causa. No dia 28 de junho, a unidade móvel estará na Praça do Santíssimo Salvador, no centro de Campos, para atrair possíveis novos doadores.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma data significativa, que homenageia todos os doadores que, voluntariamente, se dispõem a doar sangue para ajudar pacientes em situação de emergência, cirurgias, tratamentos de câncer, entre outros. Este dia, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa também a aumentar a conscientização sobre a necessidade contínua de doações de sangue seguras e a importância do acesso a esse recurso vital.

Importância do Hemocentro Regional de Campos

Atendendo a 25 unidades hospitalares da região, o Hemocentro enfrenta constantemente o desafio de manter um suprimento adequado para atender à demanda médica. Mas os estoques de sangue muitas vezes são insuficientes, colocando em risco a vida de muitos pacientes que dependem de transfusões regulares.

Maria Gonçalves, assistente social do setor, destaca a importância da data. “Nessa data, queremos parabenizar todos os doadores de sangue que vêm salvar vidas. Aquelas pessoas que nunca doaram sangue, têm curiosidade, podem vir fazer a primeira doação. Aqueles que já doaram uma vez e nunca mais voltaram para doar, é sempre bom lembrar que vários pacientes aguardam por uma bolsa de sangue. O Hemocentro de Campos está sempre precisando de doações, nossos estoques não são suficientes para atender à demanda médica. Então, precisamos que as pessoas aproveitem esse momento do Junho Vermelho, se sensibilizem e venham doar sangue”, comentou.

Requisitos para doar

Antes da doação, a pessoa deve seguir algumas recomendações, como apresentar documento de identidade com foto, evitar alimentos gordurosos como leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros, nas três horas que antecedem a doação. A orientação é válida para quem vai doar no período da manhã ou tarde.

O doador também precisa estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 60 anos de idade, ou até 69 anos (caso tenha doado antes dos 60 anos) e pesar mais de 50 quilos. O menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal.

No caso da unidade móvel, para agendar a visita do ônibus basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para [email protected].

Além da coleta na unidade móvel, a doação pode ser feita no Hemocentro, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, de segunda à sexta-feira, sábado, domingo e feriados, das 7h às 18h.

Agenda da unidade móvel no mês de junho

18/06 - FAMESC (Bom Jesus do Itabapoana)
20/06 - GRAN SERVICES (Macaé)
25/06 - Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Campos)
27/06 - NOV (Macaé)
28/06 - Praça São Salvador (Campos)
Com informações Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS