Semana Mundial do Meio Ambiente é iniciada em Campos
Ingrid Silva - Atualizado em 03/06/2024 15:48
Genilson Pessanha
Foi aberta nesta segunda-feira (3), em Campos, pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, a Semana Mundial do Meio Ambiente, cujo dia mundial é celebrado em 5 de junho. O evento de abertura aconteceu durante a manhã no Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA), no Parque Calabouço, em Guarus, e contou com a apresentação dos projetos “Vias Verdes” e Parque Ecológico Municipal. A programação segue até esta sexta-feira (7), incluindo palestras, caminhada ecológica, visita ao balneário de Lagoa de Cima, feira ambiental, exposição de projetos ambientais, entre outras atividades.
O Parque Ecológico Urbano de Campos, em uma área de 330 mil metros quadrados da avenida Arthur Bernardes, terá as obras iniciadas até o final de junho. O projeto foi iniciado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do IseCensa e continuado pelas secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente do município. Contando com áreas de lazer, bosque de Mata Atlântica de 10 hectares com 59 espécies nativas da região, mudas e viveiros, o local terá ainda um centro administrativo, espaço gastronômico, pistas de ciclismo e caminhadas, áreas esportivas, brinquedos, espaços para grandes eventos e estacionamento.
“O Parque ficará na entrada da cidade, em local de fácil acesso, que é a Arthur Bernardes. É uma via que muitos campistas usam para a prática de esportes. Agora vão ter, além da Arthur Bernardes, o Parque Ecológico”, disse o prefeito Wladimir Garotinho.
Genilson Pessanha


O projeto Vias verdes tem como objetivo arborizar 30 avenidas principais da cidade, já com espécies arbóreas de 2,5 m, com 25 espécies da Mata Atlântica, espécies nativas que serão implantadas na cidade, trazendo também um cunho ambiental e abrangendo 25 km de extensão. A primeira árvore foi plantada durante o evento, na avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, que seria uma espécie de Araçá-roxo. A partir daí, serão iniciados os plantios por volta de todo o município para além do Parque Ecológico.
Plantio de primeira árvore do projeto Vias Verdes
Plantio de primeira árvore do projeto Vias Verdes / Genilson Pessanha


“A licitação do Vías Verdes já foi concluída. A gente já está há mais de um ano tentando fazer essa licitação. Conseguimos licitar, então já tem empresa contratada. Também haverá a retirada de algumas espécies que hoje mais prejudicam do que ajudam o nosso ecossistema”, explicou o prefeito.
Através de um gráfico, o evento também serviu para anunciar a evolução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico. Em 2020, o município de Campos se encontrava na 29ª posição e, neste ano, subiu para a 13ª.
Genilson Pessanha


"Para a gente que milita na área ambiental, hoje, além de ser a abertura da Semana do Meio Ambiente, é um dia comemorativo, de grande importância. A gente fez questão de trazer as atividades aqui para o CEA, que está completando 20 anos de existência. Então, é um marco na discussão ambiental do município. Além disso, tivemos o lançamento de importantes projetos na área”, disse o subsecretário de Meio Ambiente, René Justen.

Grupos teatrais formados por crianças e adolescentes apresentaram peças com temas ambientais, como o grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) e a Companhia Carmelo Sótnas. Outros projetos pensados por estudantes também foram expostos, como os realizados pela Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo. O Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag) e o projeto Azo Verde também expuseram seus trabalhos voltados para a área ambiental durante o evento.
Secretária municipal de Educação, Tânia Alberto
Secretária municipal de Educação, Tânia Alberto / Genilson Pessanha
“É um processo cultural que começa nas escolas, nas famílias e se estende por toda uma sociedade, porque você educa uma cidade inteira para educar um estado, para educar um país. Nós somos um país com exuberância natural muito grande, com expectativas de aproveitamento de muitos espaços verdes, mas que precisa desenvolver com muita eficiência a sua cultura, não só para olhar para a energia, não só para olhar para o consumo da água, não só para olhar para as instalações urbanas, mas principalmente para educar as pessoas para viver num país lindo como o nosso”, explicou a secretária de Educação, Tânia Alberto. (I.S.)
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS