Pitbull assusta moradores no bairro Custodópolis, em Campos
Um cachorro da raça pitbull foi visto solto, na manhã desta terça-feira (21), próximo à escola Rotary, no bairro Custodópolis, em Guarus, assustando moradores da região. O medo é agravado pelos recentes registros de ataques de cães dessa raça. Moradores da área não souberam informar quem é o tutor do animal.
Nessa segunda-feira (20), as Comissões de Defesa e Proteção dos Animais e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) debateram, em audiência, regras de segurança para a permanência e circulação de animais ferozes em locais públicos.
A discussão foi motivada pelos casos de ataques envolvendo cães da raça pitbull no estado, como, por exemplo, a morte de um idoso de 77 anos no município de Itaperuna, e a amputação de um dos braços da escritora Roseana Murray, em Saquarema.
Por meio de nota, o Centro de Controle de Zoonoses informou que não havia recebido demanda de animais abandonados na área de Custodópolis. “Assim que as informações, que devem conter o nome do bairro, rua e um ponto de referência para facilitar a localização, chegam ao conhecimento do órgão, uma equipe especializada é encaminhada para verificar a demanda. O órgão ressalta, ainda, que já recolheu, somente neste ano, 331 animais de pequeno porte (cães e gatos) das ruas do município. Os animais recolhidos são colocados à disposição para adoção”.