Inscrições abertas para seminário sobre combate ao abuso de menores
Caroline Pinheiro 07/05/2024 10:38 - Atualizado em 07/05/2024 11:13
Criança com balões bexiga azul, vermelho e amarelo.
Criança com balões bexiga azul, vermelho e amarelo. / Divulgação
Estão abertas as inscrições para o X Seminário “Campos no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com o tema “Garantir a proteção é urgente”, a ser realizado no Teatro Municipal Trianon, no dia 15 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

O seminário faz parte da programação da Campanha Nacional Maio Laranja, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, marcado no dia 18 de maio. A data foi instituída em memória da menina capixaba Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973 aos oito anos de idade. O seminário é uma realização da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e do Programa FortaleSer. 
Divulgação
Na programação do seminário, estão palestras que vão abordar temas como “A importância da informação como ferramenta para o enfrentamento da violência sexual infantil”, ministrada pela promotora de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude de Campos, Anik Rebello Assed Machado; “O papel da Comissão em defesa dos Direitos da Criança”, ministrada pelo vereador e presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Criança da Câmara Municipal, Leon Gomes.

Também estarão participando o delegado da Polícia Federal, especialista em Crimes Cibernéticos, Clayton Bezerra, também idealizador do Federal Kids, que vai falar sobre “Proteção da Criança e Adolescente frente às novas tecnologias”; a pediatra do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), da Secretaria de Saúde, Laura Machado, e a coordenadora do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência Sexual (CAAC), Alice Alves, que vão falar sobre o papel desses dois órgãos na garantia da proteção e saúde de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

“Estamos trazendo temas muito atuais e que fazem parte do nosso cotidiano para estarmos mais informados e, assim, garantir a proteção de nossas crianças e adolescentes. A palestra do delegado Clayton Bezerra traz um tema muito atual, que é a inteligência artificial, tão presente entre nossas crianças. Precisamos protegê-las no ambiente digital também e esse tema vem ao encontro da Resolução 245, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), de 5 de abril deste ano, que aborda o ambiente digital”, informa a coordenadora do Programa FortaleSer, Valéria Peçanha.

Com o tema “Programa FortaleSer; Conselho Tutelar; CREAS e PSE formando multiplicadores. Garantir a Proteção da Criança e do Adolescente é urgente”, estarão participando a coordenadora do FortaleSer; a conselheira tutelar Manuelli Batista; a diretora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), Rosangela Marvila; e a assistente social do Programa Saúde na Escola (PSE), Francelyne Levino.

O presidente da FMIJ, Diego Augusto Rodrigues, falou sobre a importância do seminário. “O X Seminário Campos no Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é de extrema importância para a nossa sociedade. Garantir a proteção desses jovens é uma urgência que não pode ser ignorada. Participar desse evento é uma oportunidade de aprender, compartilhar e agir para criar um ambiente seguro e livre de violência sexual para nossas crianças e adolescentes. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro melhor”, afirma Diego.

O evento está previsto para começar às 13h15. Do meio-dia às 13h, será o credenciamento. A mediação das palestras será feita pela pedagoga da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Lucienne Beatriz Oliveira Soares.

“Essa é a 10ª edição do seminário, que acontece anualmente sempre no mês de maio, dentro da nossa semana de sensibilização pela campanha nacional, e conta sempre com a participação de autoridades ligadas ao universo da criança e do adolescente. Será uma tarde de muita informação, portanto, pais, profissionais que atuam com crianças e adolescentes e pessoas que queiram se informar mais sobre os cuidados que devemos ter com nossas crianças estão convidados, porque é preciso protegê-las e é urgente”, disse a coordenadora do FortaleSer.

Programação Maio Laranja — A programação completa da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será divulgada até o final desta semana. As ações começam no dia 13 e seguem até o dia 18, encerrando a programação. “Será uma semana de sensibilização alusiva à Campanha Nacional de enfrentamento e combate à violência sexual de crianças e adolescentes, uma luta que não termina no dia 18 porque estamos, diariamente, tentando combater esse tipo de violência, que deixa marcas em nossas crianças e adolescentes”, reforça Valéria Peçanha.
Com informações da Prefeitura

ÚLTIMAS NOTÍCIAS