Atendimento no Programa de Controle da Hanseníase de Campos é suspenso após espaço ficar alagado
Éder Souza - Atualizado em 27/03/2024 18:59
Programa funciona em prédio anexo ao HGG
Programa funciona em prédio anexo ao HGG / Foto: Rodrigo Silveira

O atendimento clínico no Programa Municipal de Controle da Hanseníase de Campos, que funciona no Centro de Referência Augusto Guimarães, prédio anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG), foi suspenso nesta terça-feira (26). O espaço ficou totalmente alagado após as chuvas que atingiram a cidade no último final de semana. Com a suspensão, as consultas dos pacientes que fazem tratamento no local estão sendo canceladas e remarcadas.
Não é a primeira vez que o espaço é tomado pela água após fortes chuvas. Em fevereiro, representantes do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep) estiveram no local e também no setor de Tuberculose, que fica ao lado, para realizar uma fiscalização. As visitas serviram para divulgar problemas estruturais, como infiltrações e mofo nas unidades.
Siprosep já denunciou más condições do espaço
Siprosep já denunciou más condições do espaço / Divulgação/ Siprosep


Um dos diretores do Siprosep, Douglas Escocard, esteve no setor de Tuberculose e Hanseníase, onde filmou várias salas e a entrada totalmente alagadas, devido às chuvas que atingiram a cidade nas duas últimas semanas de fevereiro. Logo na entrada, o teto que protegeria os pacientes e funcionários está sem tapagem. Além disso, em fotos e vídeos divulgados, é possível observar mofo nas paredes e no teto do local.
Prédio oferece o tratamento da hanseníase e tuberculose
O tratamento da hanseníase é gratuito, fornecido pelo SUS e dura, em média, de seis meses a um ano, ininterruptos. O Programa Municipal de Controle da Hanseníase realiza o atendimento no Centro de Referência Augusto Guimarães, na Estrada do Santa Rosa, no Parque Santa Clara, anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG). Ao lado, porém no mesmo prédio, é realizada a análise do escarro para casos suspeitos de tuberculose.
Centro oferece tratamento para hanseníase e tuberculose
Centro oferece tratamento para hanseníase e tuberculose / Foto: Rodrigo Silveira
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a suspensão dos atendimento em razão do alagamento e disse que o local deve passar por obras, mas sem dar detalhes de quem devem acontecer as intervenções. 
"Quanto ao prédio que abriga o Centro Referência Augusto Guimarães, destinado ao tratamento de tuberculose e hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde—SMS informa que há um projeto em andamento para ser licitado e iniciar as obras. Em virtude das chuvas que caíram na cidade essa semana, o atendimento foi suspenso", disse o órgão. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS